Preço de transferência

Preço de transferênciaOs preços de transferência são as taxas ou os preços utilizados quando da venda de bens ou serviços entre divisões e departamentos da empresa ou entre uma empresa-mãe e uma subsidiária. O preço que está definido para a troca pode ser o original de aquisição das mercadorias em causa ou uma taxa que é reduzida devido à depreciação interna.

Quando usado corretamente, preços de transferência podem ajudar a gerenciar mais eficientemente as relações de lucros e perdas dentro da empresa. Geralmente, são considerados como sendo um método relativamente simples de transporte de mercadorias e serviços entre a família global da empresa.

Em situações onde o transporte de mercadorias está envolvido na transação, preços de transferência podem incluir tanto um preço fixo por unidade transferida, acrescido de encargos adicionais para cobrir o custo do transporte. Este modelo é especialmente útil quando a transferência é realizada entre uma empresa-mãe e uma subsidiária. A entidade maior pode providenciar o frete através de um plano de transporte com desconto que a menor entidade pode não ser capaz de acessar. O resultado final é que o preço de transferência torna possível mover os bens com a menor quantidade de despesa para a empresa como um todo.

Modelo proporciona economia entre empresas

Modelo proporciona economia entre empresas

Além disso, preços de transferência são uma ótima maneira para transportar mercadorias de uma divisão da empresa ou de departamento para outro, sem gerar uma série de postagens nos livros de Contas a Receber e Contas a Pagar.

O valor das mercadorias é simplesmente movimentado de uma divisão para a outra, um processo que simplifica bastante toda a transação. Normalmente, há um formulário simples que acompanha a transferência física das mercadorias e é usado tanto pelo remetente quanto pelo destinatário para fazer postagens apropriadas nos registros contábeis da empresa. Este processo elimina a necessidade de faturas, tarifas, contas internas de embarque e outros documentos que normalmente se aplicam a uma nova compra com um fornecedor externo.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Embora o principal objetivo do preço de transferência seja aumentar o valor global da família corporativa das empresas, há casos em que esse tipo de transação pode ser abusado. Isto é especialmente verdadeiro quando as transferências para locais internacionais são conduzidas. Hoje, muitos países têm regulamentos para ajudar a prevenir o uso de preços de transferência como um meio de sonegação de impostos ou atividades antiéticas e ilegais semelhantes.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password