transportador móvelUm transportador móvel é um tipo de equipamento de manuseio de material que pode ser movido de um local para outro, em vez de ser permanentemente instalado. Uma categoria de transportadores móveis é usada principalmente na indústria extrativa, e o outro tipo é mais comumente usado para mover cargas muito menores em armazéns e em locais de trabalho ao ar livre.

Alguns transportadores móveis que são usados em minas e pedreiras são muito grandes, e repousam sobre treliças que podem ser montadas onde for necessário. Outros grandes transportadores móveis destinam-se a seguir móveis de britagem e outras máquinas em torno de uma pedreira. Pequenas unidades de transporte móveis são projetados para serem instalados provisoriamente em armazéns ou em canteiros, e às vezes são dobráveis.

Existem duas classes primárias de transportadores móveis que podem ser diferenciados com base nas indústrias onde eles são encontrados. As maiores unidades são encontradas em pedreiras e minas, e são projetados com o movimento em mente, apesar de serem muito grande. Este tipo de transportador móvel é por vezes construído sobre uma armação que pode ser montada onde quer que o trabalho exija, e em alguns casos os vários tipos de equipamentos pesados podem também ser montados na armação.

Modelo de transportador.

                                                                           Modelo de transportador.

Outro tipo de transportador móvel presente em pedreiras é projetado para acompanhar móveis de britagem e máquinas semelhantes. Estes transportadores são frequentemente construídos em segmentos, de modo que os materiais a partir de uma planta de esmagamento ou escavadora podem ser movidos através da pedreira para processamento adicional. A outra finalidade por trás deste tipo de transportador móvel é que ele pode ser movido para uma posição segura durante a decapagem.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Muitos outros transportadores móveis são muito menores e projetados para uso em locais como canteiros de obras ao ar livre, armazéns, e até mesmo veículos de entrega. Estes transportadores podem utilizar correias planas, baldes, grampos, e vários outros componentes, dependendo dos tipos de materiais que têm de ser tratados. Alguns desses transportadores móveis usam dispositivos, a fim de levantar objetos de uma ladeira íngreme, enquanto baldes são úteis para movimentação de terra e outros materiais soltos. Estes transportadores são muitas vezes alimentados por motores elétricos, apesar de que motores a gás e diesel estão frequentemente disponíveis, bem como para trabalhos ao ar livre que estão longe de eletricidade.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos