O que é eletroquímica

O que é eletroquímicaEletroquímica é uma área no campo da química que envolve o cruzamento entre as reações químicas e correntes elétricas. Algumas reações químicas podem ser catalisadas pela presença de uma corrente elétrica, e por outro lado, é possível gerar eletricidade através do processo de uma reação química. Enquanto essa busca possa parecer aleatória, há grandes chances de que você esteja, agora mesmo, usufruindo de algum processo eletroquímico, ou que você estará em algum momento no dia de hoje. Isto porque é o processo subjacente a um vasto leque de coisas, de sinalização química em seu próprio corpo até a operação de uma bateria de automóvel.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

A eletroquímica moderna divergiu significativamente das raízes do século 18 desse campo de estudo. Além disso, ao inspirar uma grande quantidade de pesquisas, a eletroquímica passou a ser utilizada em uma ampla gama de processos industriais e em tecnologia utilizada em várias configurações.

Estudo da eletroquímica se concentra nas reações químicas e correntes elétricas

Estudo da eletroquímica se concentra nas reações químicas e correntes elétricas

No passado, os pesquisadores estavam principalmente interessados na explicação de fenômenos que não compreendiam, enquanto os pesquisadores modernos visam encontrar novas aplicações para a eletroquímica e na compreensão de complexas reações eletroquímicas. Eles também se dedicam a compreender reações eletroquímicas numa escala muito pequena e nível de base, agora que a tecnologia de observações precisas deste tipo está disponível.

Todos os organismos vivos usam eletroquímica em um grau ou outro, desde a enguia elétrica até uma planta caseira. Organismos vivos têm perceptíveis campos elétricos que são gerados por reações químicas em seus corpos e reações eletroquímicas estão envolvidas em um número de processos biológicos. Por este motivo, alguns biólogos estão interessados em eletroquímica, assim como outras pessoas que trabalham no mundo natural ou está interessado em meio ambiente natural.

Oxidação é um dos principais processos de eletroquímica

Oxidação é um dos principais processos de eletroquímica

Um dos conceitos subjacentes em eletroquímica é a redução / oxidação ou reação redox, que descreve uma situação na qual os elétrons são ganhos ou perdidos. Enquanto uma reação em pequena escala não irá gerar energia utilizável, que envolve os mesmos elétrons que se movem através da fiação em uma casa, estas reações podem ser usadas para gerar uma corrente elétrica utilizável. Processos como fotossíntese e respiração envolvem reações redox, tornando-os exemplos de eletroquímica na natureza.

Eletroquímica é também usada em laboratórios científicos, para processamento e análise de uma variedade de materiais. É também utilizado em processos tais como galvanoplastia, em que a propriedade de eletrodeposição é aproveitada, e na operação de baterias, que utilizam uma reação química para gerar energia elétrica . Outro exemplo de uma reação eletroquímica natural é a corrosão, ou oxidação, especialmente do ferro, mais conhecida como ferrugem.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password