Definição de usinabilidade

Definição de usinabilidadeUsinabilidade é uma qualidade que normalmente indica a dificuldade relativa envolvida no trabalho de um material. Um material com boa usinabilidade é geralmente fácil de cortar ou trabalhar, não causar desgaste excessivo das ferramentas que são usadas nele e aceita um acabamento sem esforço excessivo. Quando um material tem todas estas qualidades, é muitas vezes referido como de livre usinabilidade.

Uma desvantagem que, muitas vezes, materiais desse tipo podem sofrer em termos de desempenho e desgaste. Avanços na engenharia podem melhorar o design da ferramenta para aumentar a usinabilidade de materiais que também oferecem alto desempenho.

Definição de usinabilidade é a quantidade de trabalho empregada em um material

Definição de usinabilidade é a quantidade de trabalho empregada em um material

Determinar a usinabilidade de qualquer dado material pode ser bastante complexa. Muitos fatores podem ser considerados, tais como as qualidades físicas, sua condição e as propriedades da máquina de corte. Fatores como forças de tração e de rendimento, dureza e microestrutura podem todos ser importante. Normalmente, os materiais com alta resistência e as forças de produção vão oferecer alto desempenho, mas também são duros para a máquina. Certas ferramentas de usinagem também oferecem benefícios que podem resultar em um material especial e mais fácil para a máquina.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Como um grande número de variáveis pode ter um efeito sobre a usinabilidade, avaliações individuais geralmente são feitas para cada trabalho. Vários métodos diferentes podem ser usados para determinar se um material será de usinagem livre, incluindo aqueles que estimam a vida útil da ferramenta, determinam a quantidade de energia irá ser consumida ou se relacionam com acabamento de superfície.

Avaliações baseadas em ferramentas geralmente dependem de que tipo de dispositivos de corte deverá ser usado ou o quão rápido eles tendem a se desgastar. Métodos de acabamento de superfície normalmente envolvem determinar a facilidade com que um material aceitará um acabamento.

Alumínio é um dos materiais de alta usinabilidade, ou seja, fácil de trabalhar

Alumínio é um dos materiais de alta usinabilidade, ou seja, fácil de trabalhar

Para dar uma idéia geral de como certos materiais podem ser difíceis para a máquina, as classificações de usinabilidade estão disponíveis. Um sistema pode atribuir um valor de 100% para um tipo particular de aço, de forma eficaz, tornando-se um padrão pelo qual os outros podem ser julgados. Num sistema como este, os materiais com uma classificação abaixo de 100% seriam difíceis de trabalhar, enquanto que aqueles com percentagens substancialmente mais altas podem ser considerado como maquinagem livre.

Algumas diferentes técnicas podem ser utilizadas para melhorar a usinabilidade, tipicamente alterando o material ou o processo de corte. Alguns tipos de aços podem ser considerados de usinagem livre, enquanto que outros aços de baixo carbono podem ser macios e difíceis de trabalhar.

Alumínio é outro material que pode ser mais fácil de trabalhar em função da sua composição, já que certas ligas são feitas intencionalmente mais frágeis para esta finalidade. Outros materiais, como termoplásticos, podem oferecer maior facilidade para a máquinas e equipamentos de refrigeração que incluem lubrificante, enquanto a borracha tipicamente funciona usando dióxido de carbono líquido ou outros agentes de refrigeração de baixa temperatura.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password