torre de absorçãoUma torre de absorção é uma torre industrial usada para separar os componentes de um gás com a utilização de um líquido para interceptar o gás. Este equipamento é usado em uma variedade de configurações para a purificação, processamento de materiais e outras atividades. A torre de absorção geralmente precisa ser projetada para uma aplicação específica a fim de garantir uma operação eficiente e suave. Como outros componentes de uma fábrica, ela precisa de uma limpeza regular e manutenção para funcionar corretamente e pode estar sujeita à inspeção pelas autoridades reguladoras.

Em uma torre desse tipo, o gás é bombeado na parte inferior da torre. Juntamente com quaisquer impurezas que ele contenha, começa a flutuar para o topo. Na medida que se move para o topo, o líquido em aerossol é pulverizada para a torre. As gotículas capturam as impurezas no gás e as transportam para a parte inferior da torre com a finalidade de recolha. Algumas torres podem ter múltiplos pontos onde o líquido é pulverizado para fora a fim de capturar as impurezas diferentes ou maximizar a quantidade de material aprisionado.

Um uso comum para um modelo de equipamento de absorção é como um purificador. Purificadores removem material de gases exalados de fábricas para reduzir a poluição. Padrões de qualidade do ar geralmente requerem o uso de purificadores e outros dispositivos de segurança para armazenar os poluentes. Em fábricas que utilizam uma torre de lavagem, os resíduos captados pelo fluido podem ser seguramente coletados e devidamente eliminados ou convertidos em uso em outros processos industriais. Estes dispositivos podem também ser utilizados em configurações como refinarias, para separar diferentes componentes utilizáveis de gases.

Torres de absorção de gás

                                                                       Torres de absorção de gás

O fluxo de fluido e de gás tem de ser cuidadosamente controlado, tal como a temperatura, uma vez que estes fatores podem ter um impacto sobre o quanto a água pode absorver. Se as condições de funcionamento na torre mudam, ajustes devem ser feitos para compensar. Os operadores podem tomar medidas como desligar componentes de uma fábrica, usando shunts para mover os resíduos para torres diferentes, e assim por diante, com o intuito de controlar as operações da fábrica e manter condições seguras e eficazes.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Para a limpeza e manutenção, uma torre de absorção geralmente precisa ser desligada para permitir que os trabalhadores acessem o equipamento com segurança. Se a torre lida com substâncias potencialmente perigosas ou tóxicas, um equipamento especial é usado e os funcionários são monitorados por sinais de exposição.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos