Inversão sísmicaInversão sísmica é uma técnica que um geológico pode usar para obter mais informações sobre as propriedades de uma formação, em particular, um reservatório de óleo ou depósitos de gás sob a superfície da terra. Profissionais da área de geologia fazem isso como parte de um levantamento global, em que eles coletam informações tanto quanto possível sobre uma área-alvo. Esta informação os ajuda a decidir se um reservatório seria rentável o suficiente para aprofundar as atividades de desenvolvimento, ou se ele deve ser abandonado, porque o gasto seria muito alto.

Em um estudo de inversão sísmica, o geólogo começa com um levantamento sísmico. Este processo visa transmitir ondas sonoras através do depósito de interesse com o uso de grandes dispositivos vibratórios ou dinamites. O movimento das ondas através da formação pode fornecer informações importantes sobre suas características, e a pesquisa se tornará parte do relatório global sobre o local. Muitas vezes, os dados brutos estão incluídos no relatório para o benefício dos leitores.

Para realizar uma inversão sísmica, o geólogo essencialmente pesquisa quais os tipos de formações poderiam causar esse tipo de saída. Uma grande quantidade de informações sobre vários tipos de rochas e suas características está disponível, e um programa de computador pode executar o levantamento sísmico através de algumas equações para gerar uma saída de inversão sísmica. Esse processo também pode envolver a observação de outros tipos similares de formações e dados conhecidos sobre a região para que os resultados sejam tão precisos quanto possível.

A Statoil  foi a primeira petroleira a implementar estudos sísmicos em poços exploratórios.

                                         A Statoil  foi a primeira petroleira a implementar estudos sísmicos em poços exploratórios.

Outras ferramentas que podem ajudar no procedimento incluem poços de teste e uma variedade de testes em amostras da área. O objetivo é reunir informações de várias fontes. Isto irá permitir que o geólogo consiga testar o trabalho feito no estudo de inversão sísmica. Se ele modelada a estrutura com precisão, todos os dados devem ajustar-se no modelo.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Empresas de óleo e gás mantêm suas próprias equipes de geologia que podem realizar pesquisas in-house para os seus empregadores. A Statoil, por exemplo, foi a primeira empresa a implementar estudos sísmicos na descoberta de novos poços exploratórios. Já as pequenas empresas podem contratar empreiteiros independentes com a finalidade de inspecionar um lugar e realizar testes como um estudo de inversão. As agências governamentais podem realizar estudos semelhantes em terras públicas, e seus resultados estão abertos a qualquer membro do público que desejar examiná-los.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás