Tipos de torres de resfriamentoEm termos leigos, torres de arrefecimento extraem o calor da água por evaporação. Isto permite que uma pequena quantidade de água seja resfriada, deixando evaporar em um fluxo de ar em movimento para uma fonte de resfriamento para o fluxo de água restante. Os usos de torres de arrefecimento incluem a geração de energia elétrica e ar condicionados.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Existem dois tipos diferentes de torres de arrefecimento: abertas e fechadas. As do tipo aberto, também conhecidos como torres de resfriamento direto, permitem que a água entre em contato com o ar exterior. A água refrigerada será devolvida, mas porque muito dela terá sido evaporado mais água deve ser introduzida para substituir o que foi perdido. Esta torre também irá implementar um processo de filtração para barrar todos os poluentes que entram na água.

Já as torres fechadas, também conhecidas como torres de resfriamento indireto, fazem o oposto das torres de resfriamento abertos, não permitindo que a água entre em contato direto com qualquer coisa fora da torre. Com a adição de permutadores de calor, a água quente que vai ser esfriada passa através do permutador de calor, com a torre de arrefecimento adjacente à água. Isso tem as suas vantagens, pois garante que a água permanecerá pura de quaisquer substâncias externas.

Torres de arrefecimento em indústria

                                                                              Torres de arrefecimento em indústria

Alguns fatores afetam a eficiência de torres de resfriamento. Esses componentes reutilizam uma grande quantidade de água, mas durante todo o processo existem muitas maneiras diferentes em que a água é perdida. Para que as torres sejam consideradas eficazes, a perda deve ser minimizada a todo o custo. Então, como é a água perdida?

  • Evaporação: Isso é vital para o processo inteiro, mas ainda é considerada uma fonte de perda de água, portanto, estimar a taxa de evaporação é vital.
     
  • Overflow (ou transbordo): Isto ocorre quando o nível de água no interior da torre de arrefecimento eleva-se acima do nível pré-estabelecido. Verificar regularmente os níveis de água vai ajudar a reduzir a quantidade de desperdício de água.
     
  • Espirro: Também conhecido como windage, é causado quando a água é perdida por espirrar dentro de uma torre de resfriamento. Isto pode ser ocasionado pelo vento e exigir um trabalho adicional no sentido de uma solução, caso afete a eficiência da torre.

Existem também muitas outras maneiras em que torres de arrefecimento podem perder água e ter sua eficiência diminuída, tais como os vazamentos, que podem não ser visíveis.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos