Aplicações do ímã de neomídio

ímã de neomídioO neodímio é o mais potente material magnético permanente de que se tem conhecimento. Também é acessível, tornando-se adequado para inúmeras aplicações. A composição química de um ímã de neodímio é Nd2 Fe14 B, o que significa existem dois átomos de neodímio, catorze átomos de ferro e um de boro. Um ímã de neodímio é elemento raro, ou metal raro, em contraste com os convencionais ímãs de ferrite e cerâmica. Ímãs de terras raras são distintos porque contêm átomos de uma série dos lantanídeos ou actinídeos na tabela periódica.

Os ímãs de neodímio são os maiores ímãs de terras raras. A força de seu campo magnético nos pólos varia de pouco menos de 1 tesla (T) até 1,5 T. Porque eles são baratos, estes ímãs são utilizados frequentemente na indústria e entre os amadores e curiosos. Por exemplo, cada disco rígido de computador tem um ímã de neodímio pequeno que ajuda a direcionar a agulha para leitura dos dados. Eles podem também ser encontrados em alto-falantes e salas de ciência em todo o mundo.

Uma das desvantagens apenas do ímã de neodímio é que seu campo magnético perde alguma intensidade quando as temperaturas estão muito altas. Isto impede seu uso em aplicações de eletrônica na qual uma grande quantidade de calor é gerada. Existem versões do ímã de neodímio que têm melhor desempenho em temperaturas mais altas, mas, nesses casos, sua força deve ser prejudicada.

Ímas de terras raras uados na indústria

Ímas de terras raras usados na indústria

Os ímãs de neodímio são incrivelmente fortes. Um suprimento deste de pequeno tamanho pode suspender um pedaço de ferro pesando dezenas de quilos. Os ímãs de neodímio do tamanho de uma bola de golfe podem ser extremamente perigosos, danificando cartões de crédito, movendo objetos de metal de lugar e, potencialmente, causando lesões corporais, se usados sem cuidado.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Apesar de todos os riscos e perigos, os ímãs desse tipo são usados em projetos educacionais e de lazer. Ímãs de neodímio cuidadosamente arranjados provocam levitação diamagnética, um fenômeno peculiar que pode até mesmo levitar objetos e seres vivos, tais como alguns sapos. Se você tentar arrastar um ímã de neodímio ao longo de uma superfície condutora não-magnética como o alumínio, isso irá provocar uma “ruptura magnética” extremamente difícil de mover.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password