Revestimento a laserRevestimento com laser é um processo em que o metal – em forma de pó ou fio - é depositado sobre outro metal usando um laser como fonte de calor. É uma alternativa aos tradicionais métodos de soldagem e aspersão térmica.

A técnica envolve a fusão de um pó pré-colocado sobre um substrato para assegurar uma ligação com a diluição mínima, de fusão nominal e uma zona de calor pequena afetada. É muito utilizada para melhorar as propriedades mecânicas ou aumentar a resistência à corrosão, reparar peças desgastadas e fabricar compósitos com matrizes metálicas.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Essa tecnologia é semelhante à de pulverização térmica, na medida em que tem uma fonte de energia para fundir o material de alimentação que está sendo aplicado a um substrato. O que difere é que a técnica utiliza um feixe de laser concentrado como a fonte de calor e que derrete o substrato de que o material de alimentação está aplicando. Isto resulta em uma ligação metalúrgica que tem força de ligação superior ao longo da pulverização térmica. Além disso, o revestimento resultante é de 100% denso, sem espaços vazios ou porosidade.

Laser utilizado para depositar metal sobre outra superfície igualmente metálica

                              Laser utilizado para depositar metal sobre outra superfície igualmente metálica

Como ferramentas para a utilização em aplicações industriais, HPDDL, também conhecido como lasers de semicondutores, são cada vez mais comuns. Tecnologia laser de diodo tem sido utilizada há anos em CDs, impressoras a laser e ponteiras laser. Seu baixo custo, alta eficiência e design compacto o torna uma tecnologia atrativa no ambiente de produção industrial. A eficiência elétrica da conversão óptica do HPDDL pode chegar a 55%.

O sistema de base é constituído por um laser para gerar o feixe, um conjunto óptico para dirigir e focar o feixe, um alimentador de pó e uma parte manipuladora. O laser óptico permanece estacionário e a peça é movida em relação ao laser. Os sistemas de revestimento de laser são totalmente automatizados, proporcionando um controle preciso do processo de revestimento.

Vantagens do revestimento a laser

Uma das vantagens do processo de revestimento a laser é o feixe concentrado de energia do laser. Bastante compacto, ele pode ser concentrado em uma área muito pequena e manter a zona de calor efetuada do substrato bem rasa. Isso minimiza a chance de quebras, distorções ou mudanças da metalurgia do substrato. Além disso, o calor total inferior minimiza a diluição do revestimento com material a partir do substrato.

Um feixe concentrado de laser pode ser aplicado em uma área específica

Um feixe concentrado de laser pode ser aplicado em uma área específica

As espessuras do revestimento podem atingir 0 .125 polegadas (3,1 milímetros) com carbonetos em um passe e podem ir para qualquer espessura com outros materiais e passes múltiplos.

Como o material de alimentação é um pó, há uma grande variedade de materiais disponíveis, incluindo metais puros, ligas ou carbonetos. Além disso, o desenvolvimento com inconel e ligas Stellite proporciona uma ampla variedade de aplicações no campo de petróleo e gás.

Entre as aplicações do revestimento com laser, estão:

  • Excelente desenho de peças de deposição de metal dissimilar
  • Ideal para reparação e restauração
  • Material de pesquisa e desenvolvimento
  • Resistência ao desgaste e melhorias de vida de fadiga

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica