Benefícios de uma bomba de jato

bomba de jatoUma bomba de jato ou ejetora é um dispositivo que utiliza uma corrente de um fluido para bombear outra aplicação, por efeito do Venturi. Uma bomba de jato atinge a sua ação por meio de um fluxo de fluido independente para criar um vácuo no mecanismo da bomba, que suga o fluido através da mangueira de descarga. Os modelos de bombas de jato exibem a característica vantajosa de serem capazes de converter uma energia elevada, o fluxo de volume baixo em uma baixa energia e o fluxo de volume elevado.

Eles são também capazes de bombear fluidos que contenham níveis elevados de material abrasivo, que destruiriam rapidamente os componentes móveis de uma bomba convencional. Quando usadas para bombear água de poços, as bombas ejetoras também têm a vantagem de localização de todas as partes móveis da bomba sobre a superfície com apenas a seção de Venturi subterrâneo.

O efeito de Venturi utilizado em bombas de jato ocorre quando um fluido é forçado através de uma restrição. Isto faz com que haja um aumento simultâneo na energia cinética e diminuição da pressão do fluxo de fluido. Esta diminuição de pressão é utilizada em uma bomba de jato para desenhar fluido para dentro e através da câmara de Venturi, completando assim o ciclo de bombeamento. Este método de fluidos que se deslocam tem a vantagem de transformar um fluxo de energia relativamente elevado a taxas de fluxo de grandes dimensões com energia baixa. Isto faz com que este equipamento seja ideal para aplicações que requerem uma elevada taxa de entrega.

Modelo de bomba de jato utilizado na indústria.

Modelo de bomba de jato utilizado na indústria.

Em alguns casos, um arranjo simples usando uma mangueira de fogo como uma fonte de fluido independente pode fornecer volumes de descarga consideráveis. Em geral, porém, uma pequena bomba centrífuga é utilizada para fornecer o fluxo de fluido independente. Tipicamente, uma porção deste fluxo bombas é enviada para o jato de descarga da bomba e o resto é utilizado para criar o efeito de Venturi. Quando usado para bombear água do poço, os canos de descarga ficam submersas no poço. Embora as bombas elétricas submersíveis estejam gradualmente substituindo a bomba de jato, elas ainda são usadas em soluções de baixa manutenção.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
As bombas ejetoras tem um benefício adicional, em que a ausência de partes móveis no Venturi faz bombeamento do lodo suspenso uma opção viável. Isto não seria possível com uma bomba centrífuga convencional. O tamanho relativamente pequeno da bomba centrífuga em relação às taxas de descarga grandes também faz das bombas uma opção atraente do ponto de vista financeiro, em termos de instalação, despesas correntes e de manutenção.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password