Como funciona um perfilógrafo

Como funciona um perfilógrafoUm perfilógrafo é um dispositivo concebido para medir a rugosidade em uma superfície. Rugosidade pode ser calculada de várias maneiras diferentes e fornece informações importantes sobre a qualidade e segurança de uma superfície, bem como a sua aptidão para uma utilização pretendida. Um dos usos mais comuns para perfilógrafos é em construção civil nos pavimentos urbanos, encontrados em pistas e estradas, onde inadequação para o uso poderia ser uma questão de segurança importante.

Originalmente, os perfilógrafos eram grandes dispositivos de rodas empurrados manualmente pela superfície. A roda livre flutuante se move em resposta à rugosidade e gera um perfil em uma cópia impressa, mostrando o quanto a superfície se desviou de uma linha de base. Este estilo ainda está em uso, mas muitas pessoas preferem usar sistemas informatizados.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Projetos mais modernos utilizam lasers em vez de rodas para medir a rugosidade do pavimento e podem oferecer uma série de outras medidas sobre as qualidades da superfície também. Alguns também tiram fotografias e faze vídeos das condições de um pavimento durante o teste.

Programas de computador podem exibir os dados em uma variedade de maneiras significativas de informação. Isto inclui gráficos que mostram a forma como a rugosidade varia ao longo da superfície, ligados a imagens da superfície para ilustrar o que as medições de rugosidade diferentes significam, em termos de como a superfície parece e se comporta. Os dados complementares recolhidos pelo dispositivo também podem ser usados para documentar mais informações sobre as condições, tais como a inclinação da superfície.

Equipamentos perfilógrafos são bastante utilizados em obras de infraestrutura

Equipamentos perfilógrafos são bastante utilizados em obras de infraestrutura

Um teste de perfilógrafo pode ser usado para medir uma superfície recém-acabada para confirmar que está dentro da tolerância de engenharia e será segura para utilização. Medições de rugosidade também são usadas para avaliar as superfícies para determinar se elas precisam de trabalho. Além disso, o aparelho pode ser utilizado durante a construção, assim como para verificar o progresso.

Os dados armazenados a partir de diferentes testes podem ajudar a avaliar as taxas de desgaste e compara-las com base no tráfego, condições climáticas e outros fatores, além de diferentes construções e técnicas de manutenção em estudos de eficiência e de planejar com antecedência para projetos de construção do futuro.

Fabricantes de profilógrafos proporcionam um grande leque de dispositivos e acessórios. Alguns também oferecem contratos de serviços. Os técnicos podem ajudar na manutenção do dispositivo, calibra-lo, inspeciona-lo para encontrar danos e substituir todas as peças em falta ou danificadas. Também é possível que os clientes contratem seus técnicos de serviços próprios ou para usar em casa o pessoal para manter seus perfilógrafos e outros equipamentos de medição. A manutenção regular do dispositivo é crítica para medições precisas e dados confiáveis.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password