Envenenamento por formaldeído O formaldeído é um produto químico potencialmente perigoso que, no entanto, pode ser encontrado em muitos produtos e é usado em muitas indústrias diferentes. Quando as pessoas falam de envenenamento por formaldeído, elas estão geralmente referindo-se ao contato por via respiratória, com a pele ou à ingestão. O produto químico pode apresentar-se em forma de gás em produtos nos quais o mesmo foi utilizado, e o contato contínuo provoca graves doenças. Alternativamente, alguém pode receber alta concentração de níveis de formaldeído (formol) sobre a pele ou pode, em circunstâncias raras, ingeri-lo. No primeiro caso há irritação na pele, mas na segunda situação, a morte pode ser a consequência fatal.

Alguns dos sintomas de intoxicação por formaldeído por via respiratória, ou seja, quando o produto foi inalado, afetam a maneira como as pessoas respiram. O nariz pode ficar escorrendo ou entupido, e os olhos começam a lacrimejar e arder. Ao longo do tempo, a exposição repetida resulta em condições como a bronquite, pneumonia e asma. As crianças estão em maior risco e podem sucumbir mais cedo pelo efeito de exposição ao gás. A presença do gás também atinge a pele se absorvido através dela, e provoca irritação com erupção cutânea crônica. Além disso, uma vez que este produto químico é um carcinógeno, a exposição, numa base regular, é um risco para o desenvolvimento de cancro.

A inalação de uma grande quantidade de formol de uma só vez pode resultar em diversos sintomas, especialmente relacionados ao sistema respiratório, olhos e pele. Aqueles que tiveram exposição ao formaldeído em grandes quantidades devem procurar atendimento médico. Na indústria química e de cosmetologia, o contato com este produto é muito intenso, e não são raras as vezes em que os trabalhadores são prejudicados, mesmo com o uso de equipamentos de segurança individuais.

O formol é muito utilizado em produtos para alisamento de cabelos.

                                         O formol é muito utilizado em produtos para alisamento de cabelos.

Uma vez que o formaldeído está presente em diversos produtos domésticos, como esmaltes, além de produtos para alisar os cabelos, é possível que a ingestão da forma líquida deste produto químico ocorra. Todos os produtos que contêm produtos químicos perigosos devem ser mantidos fora do alcance das crianças e animais de estimação para evitar esse problema.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Embora possa ser possível evitar o contato com o formaldeído, não é possível evitar sempre porque o gás está presente na atmosfera. O ideal é estabelecer protocolos de segurança para aqueles que o utilizam no trabalho. Existem muitos laboratórios que vendem um kit de teste de formaldeído, capaz de testar com segurança a qualidade do ar em casas a fim de determinar se os níveis estão muito altos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho