Indústria da transformação na China ganha fôlego

Indústria da transformação na China ganha fôlegoA indústria chinesa teve expansão no quinto mês consecutivo em abril, em dados que os analistas dizem que indicam que a atividade econômica do país está se mantendo e crescendo moderadamente.

A estatal Federação de Logística e Compras da China disse ontem que seu índice de gestão de compras, ou PMI, subiu 0,2 pontos percentuais para 53,3% em abril, ante 53,1 em março e 51,0 em fevereiro. Uma leitura acima de 50 significa expansão. O crescimento da economia abrandou para 8,9% no último trimestre do ano passado após Pequim subir as taxas de juros e outros controles apertados para a inflação.

Economia chinesa mostra crescimento moderado em 2012

Economia chinesa mostra crescimento moderado em 2012

Os líderes chineses mudaram de rumo em dezembro e prometeram mais empréstimos bancários para ajudar empresas a lidar com a queda na demanda global, mas as mudanças têm sido graduais. A indústria tende a ter melhores resultados na primavera, quando a construção retoma o fôlego em regiões afetadas pelo clima de inverno. Mas os economistas advertem que os dados não sugerem uma recuperação de pleno crescimento.

“Não podemos esperar uma crise espiral deflacionária ou de crédito, mas tampouco uma grande recuperação ou brilho saudável da economia. Apesar de as coisas aparentarem melhora, ainda é muito cedo para estourar o champanhe”, alertou Alistair Thornton, economista da IHS Global Insight.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Com a inflação sendo uma ameaça persistente, os formuladores de políticas chineses estão trilhando uma linha fina na tentativa de estimular o crescimento sem aumentar as pressões de preços. “A China permanece em uma situação difícil”, disse o analista, acrescentando que “a recuperação será mais lenta, mais volátil e menos segura do que talvez os mercados estavam esperando”.

Uma pesquisa similar divulgada mensalmente pelo HSBC tem lançamento previsto para amanhã.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password