Diferença entre Ampère, Voltagem e Watts

Diferença entre Ampère, Voltagem e WattsEmbora não possamos ver, necessariamente, a eletricidade, podemos medi-la por seus efeitos. Um ampère, ou amplificador, representa a quantidade de corrente em um circuito. Tensão é definida cientificamente como “diferença de potencial” do circuito, e pode ser vista como a quantidade de “pressão “que impulsiona a eletricidade em um circuito. Watts são uma medida da utilização de energia elétrica, e um watt é igual a um volt multiplicado por um amplificador.

Neste caso, é útil utilizar uma analogia para ajudar a compreender como cada um destes termos referem-se uns aos outros. Uma analogia comumente utilizada é a da mangueira de jardim. A pressão da água no tubo é como a tensão, e o valor de ampères equivale ao volume de água que flui através da mangueira. A potência, então, é a quantidade total de água que sai do tubo, por unidade de tempo.

No caso de um fio elétrico, é simples ver como ele se relaciona. Em um circuito elétrico, a voltagem pode ser de 110 ou 220, como é na maioria dos tomadas elétricas no Brasil. A maioria dos aparelhos é destinada a funcionar nesta tensão, apesar de cada uma delas operar em níveis diferentes de amplificadores, e, portanto, em uma potência diferente.

Rede elétrica

Rede elétrica

Um aparelho que utiliza uma grande quantidade de corrente, tal como um fogão elétrico, pode ser de um circuito separado com uma tensão mais elevada. Deve haver mais pressão – ou tensão – para fornecer os amplificadores necessários para o aparelho, porque ele tem uma potência superior. Em outras palavras, usa-se mais corrente, ou ampères, por unidade de tempo, do que outro aparelho.

Outro termo em elétrica que ajuda a unir os outros três é o ohm, que é uma unidade de resistência elétrica. Voltando à analogia da mangueira de jardim, se a mangueira tem um diâmetro maior, mais água será capaz de fluir através dela. Um circuito com um valor de resistência elevada, expressa em ohms, é capaz de transportar menos ampères do que um com baixa resistência, independentemente da tensão. Se uma alta tensão encontra a resistência elevada, a quantidade de ampères possíveis no circuito será muito baixa.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
O consumo de energia elétrica é medida em watts, ou watts-hora, e esta é a base sobre a qual uma empresa de energia contabiliza o uso de energia elétrica de um cliente. Por conveniência, o consumo de energia medida pelas empresas em uma unidade chamada um quilowatt-hora, que é o equivalente à utilização de 1000 watts de potência durante uma hora. Uma família usa em média centenas de quilowatts-hora por mês.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password