O que é um misturador estáticoO misturador estático é um dispositivo em forma de tubo usado para fluidos de mistura, tais como dois líquidos, dois gases ou a mistura de um gás em líquido por dispersão do gás para um líquido imiscível - um líquido incapaz de formar uma solução. Um misturador estático pode ser feito com materiais tais como aço inoxidável, Teflon e polipropileno, entre outros.

O próprio dispositivo consiste em apenas algumas partes, incluindo um alojamento de tubo que pode ser cilíndrico ou de formato quadrado, e deflectores que são feitos de ligas de plástico ou metal. Essa caixa de tubos contém todos os componentes dentro do misturador e podem variar em diâmetro, entre 6 mm e 6 metros. Os deflectores são os componentes de mistura e apresentam uma variedade de formas.

Mais frequentemente, os fluidos misturados em um misturador estático são dois líquidos ou um gás e um líquido. Os fluidos de mistura não têm necessariamente de ser reativos e, por vezes, o processo resulta em uma mistura simples ou composta.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Um tipo de misturador, chamado um misturador estático helicoidal, tem deflectores que são helicoidalmente moldados e cortados em seções em que uma ligeira modificação de rotação permite o fluido de mistura. Isto é chamado divisão de fluxo e permite que a estratificação aumente exponencialmente a mistura do fluido. Um misturador estático helicoidal é geralmente utilizado para a mistura e aplicação de materiais adesivos para uma variedade de campos e disciplinas.

Misturadores estáticos dentro de tubo cilíndrico e seus deflectores

                                           Misturadores estáticos dentro de tubo cilíndrico e seus deflectores

Este misturador funciona bem com líquidos viscosos que reagem e formam um outro líquido viscoso ou um produto sólido. Um exemplo deste tipo de produto seriam as resinas sintéticas, que podem ser dispensadas e entregues a determinados locais onde vão endurecer para uma condição polimerizada.

Lojas especializadas vendem esses tipos de misturadores para aplicação caseira e muitas vezes eles são descartáveis e têm pacotes de acrílico, epóxi e materiais adesivos. Estes tipos de misturadores podem também ser encontrados em consultórios dentários, onde são usados para misturar selantes colocados dentro da boca de um paciente para a produção de moldes para pontes e dentaduras. Este tipo de misturador estático pode ser utilizado em maior escala para aplicações industriais, bem como para patches de automóveis ou impermeabilização de embarcações.

Além desses tipos, existem também misturadores estáticos com um desenho da lâmina, que aparecem principalmente em aplicações de baixa e média viscosidade. Defletores do mixer também giram, o que aumenta a quantidade de mistura. Outro tipo de misturador estático é o estilo bolacha, onde os produtos químicos com viscosidade de luz são misturados em fluxos de água com alta velocidade.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos