cromagemCromagem é um processo que envolve a galvanoplastia de uma fina camada de cromo em um metal de base. Por vezes utilizado para fins de decoração, o processo de cromagem também pode servir como uma camada de proteção. Muitas vezes, a cromagem é aplicada a objetos de metal, quando há uma maior oportunidade para a corrosão ocorrer.

O atual método de cromagem envolve cinco etapas básicas. Na primeira etapa, a atenção cuidadosa é aplicada ao objeto metálico que receberá o tratamento de revestimento. Produtos químicos serão usados para desengordurar o metal, ajudando a garantir que a superfície esteja livre de quaisquer componentes que possam causar a falha do tratamento superficial. Junto com o processo de desengorduramento, uma limpeza completa da superfície também irá ajudar a remover qualquer resíduo remanescente, como pequenas partículas de sujeira.

Para a terceira fase do procedimento de cromagem, o metal subjacente vai sofrer uma série de tratamentos para alisar a superfície. Com a superfície do metal está lisa o quanto possível, a cromagem irá manter um grau mais elevado de integridade ao longo de um período maior de tempo. Após a superfície ser limpa, o metal é colocado numa cuba que é preenchida com uma solução de pré-tratamento, que é deixada para aquecer gradualmente até atingir a temperatura ideal com a finalidade de receber o revestimento de cromo.

Tubos com revestimento de cromagem.

                                                                                 Tubos com revestimento de cromagem.

Na quinta e última etapa, o processo de revestimento começa. Este envolve essencialmente o enchimento da cuba com os componentes de cromo. A quantidade de tempo que o metal permanece na cuba depende do grau de espessura desejada para a cromagem.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Quando preparada de acordo com os padrões da indústria prevalecentes, a cromagem pode resistir a uma grande dose de exposição por muitos anos. Para-choques de metal em veículos a motor são um excelente exemplo de cromagem que irá durar durante décadas, somente com a ajuda da manutenção geral. Da mesma forma, torneiras e acessórios cromados também mantêm uma aparência atraente por muitos anos com os cuidados básicos necessários.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica