banho de ródioO banho de ródio ou revestimento é um processo de deposição de metal usado para chapeamento de materiais com uma camada protetora e decorativa de ródio. O ródio é um metal nobre que dá um acabamento extremamente brilhante e resistente quando aplicado como revestimento. Os exemplos mais comumente encontrados de banho de ródio são os acabamentos aplicados em jóias para melhorar, proteger e preservar o brilho das peças. Estes acabamentos são melhor aplicados por profissionais experientes em instalações devidamente equipadas. O revestimento é geralmente aplicado usando as técnicas de eletrodeposição, mas vários métodos não elétricos de revestimento podem ser utilizados também.

Um dos mais comuns métodos de preservação do brilho das ligas de metais preciosos como o ouro branco é o banho de ródio. O ródio é parte da família dos metais de platina e, em si, é um dos mais raros metais preciosos disponíveis, sendo bastante dispendioso. Quando aplicado como uma placa fina, que proporciona um acabamento durável de brilho excepcional. Infelizmente, os fabricantes e varejistas de jóias não revelam a presença de ródio em seus produtos de ouro branco, o que submeteu o seu uso a controvérsia ocasional. No entanto, acabamentos de ródio podem aumentar consideravelmente a aparência e a longevidade de qualquer metal onde eles são aplicados.

Banho de imersão em joias de ródio

                                                                      Banho de imersão em joias de ródio

O método mais utilizado de aplicação de acabamentos ródio é o processo de galvanoplastia. Isto envolve submergir o material receptor num banho aquecido de ródio baseado em solução de revestimento, executando uma corrente elétrica através do banho usando o destinatário como um cátodo ou eletrodo negativo. Este processo provoca a união do ródio permanentemente na superfície do metal destinatário. As soluções de galvanoplastia de ródio consistem tipicamente de ródio, sulfato, ácido sulfúrico e água. Embora estas soluções estejam disponíveis como kits, é geralmente preferível ter peças plaqueadas por profissionais, pois as soluções podem ser perigosas, e os resultados são melhores.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Há também os métodos não-eletrolíticos de aplicação de banho de ródio, que dependem de reações químicas só para depositar o acabamento niquelado. Embora mais simples, os resultados finais com estes métodos tendem a ser inferiores aos processos de eletrodeposição. De uma perspectiva de saúde, o puro banho de ródio é totalmente inerte e inofensivo. Pode, no entanto, mudar a coloração da pele, em alguns casos. Devido ao custo extremamente elevado do ródio, o revestimento aplicado é geralmente bastante fino.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica