Tipos de produtos químicos para galvanizaçãoGalvanização é o processo de utilização de uma corrente elétrica fraca para ligação de um metal para um objeto. A corrente elétrica, juntamente com a solução, transfere eficazmente o material de revestimento para o objeto a ser banhado e adere quimicamente à superfície. Produtos químicos de revestimento comumente utilizados incluem cianetos do metal de revestimento, fosfatos, carbonatos e ácidos.

A fim de dar início ao processo de galvanização, um circuito é configurado com um ânodo feito do metal utilizado para revestimento. O objeto a ser revestido é conectado a um cátodo. Ambos os objetos são, então, imersos numa solução líquida contendo substâncias químicas que oxidam o ânodo, e com a introdução de uma corrente elétrica, transferem as moléculas da do material de revestimento para o objeto a ser revestida. O banho de galvanização consiste geralmente em água e ácido sulfúrico.

Chapeamento com produtos químicos muda a aparência das peças

                                          Chapeamento com produtos químicos muda a aparência das peças

O ácido sulfúrico é um ácido forte com a fórmula química SH2 O4 . Este ácido é importante para o processo de galvanização e é o produto químico de revestimento mais comum. Ele reduz o pH do banho e também serve como catalisador para o processo de plaqueamento. Átomos do ligante metálico de plaqueamento com o ácido são, então, transferidos para o objeto a ser revestido, devido às cargas opostas elétricos do ânodo e do cátodo e da passagem da corrente elétrica entre eles.

Sais de metal a serem utilizados para revestimento são adicionados à solução. Estes sais são solúveis em água, que é essencial para o processo de revestimento, como os sais dissolvidos assegurar um revestimento mais uniforme do material de revestimento. Sais são uma combinação de um metal e de cloro. Quase todo o metal pode ligar-se com cloro, para formar um sal. Niquelagem, por exemplo, utiliza cloreto de níquel.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Fosfatos, sulfatos e carbonatos, geralmente do metal de revestimento, são também vulgarmente adicionados ao banho de galvanização. Estes produtos químicos do chapeamento ajudam a aumentar e manter a condutividade elétrica da solução. Condutividade aumenta e melhora a eficiência do processo de plaqueamento.

Produtos químicos de chapeamento também incluem cianetos do metal de revestimento, bem como outros metais, como potássio. Esses produtos químicos servem mais de uma finalidade. Eles aumentam a condutividade e melhoram a taxa de corrosão do ânodo, o que conduz a uma melhor transferência do material de revestimento para o objeto alvo. A adição de cianetos também ajuda a manter um nível mais elevado de íons metálicos dissolvidos na solução, tornando mais do material de revestimento à disposição da placa-alvo. Ácidos, como ácido bórico e ácido clorídrico, bem como substâncias como hidrogênio e peróxido de sódio são também comuns para realizar o chapeamento.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica