Tipos de controlador lógico programávelDiversos tipos de controlador lógico programável são frequentemente utilizados na indústria de transformação e até mesmo em parques de diversões. Os diferentes modelos podem incluir programação progressiva, programação tradicional, lógica de situação, interface homem-máquina e unidades terminais remotas.

A maioria destes controladores diferentes é definida pela configuração física do hardware, bem como os tipos de software ou linguagens de programação utilizadas. Hardware controlador lógico programável é, muitas vezes, construído para suportar o tempo intenso ou desgaste físico e o software é geralmente feito para ser um pouco flexível para acomodar muitas situações diferentes. Como resultado, os vários tipos de controlador de lógica programável são frequentemente concebidos para os sistemas de manufatura e automação industrial.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Lógica progressiva é considerada como sendo um dos tipos mais comuns de controlador lógico programável. Nestes sistemas, a lógica do relé é, muitas vezes, automatizada e mantida usando lógica programável. Isto faz com que os controladores de lógica de progressão sejam úteis em sistemas industriais, porque muitas funções podem ser mantidas com a mínmia interação humana. Além disso, esse tipo de lógica pode ser combinada com múltiplas formas de controladores programáveis para criar sistemas avançados.

Controladores lógicos tradicionais de programação muitas vezes utilizam linguagens de computador comuns, tais como BASIC para comandos de entrada e manutenção de um sistema. Estes tipos de controlador lógico programável costumam incluir algum nível de interação humana. Controladores de lógica usando programação tradicional também podem ser usados para controlar sistemas baseados em relés ou processos de produção em fábricas que devem ser flexíveis.

Controladores lógicos programáveis utilizam diferentes linguagens de programação

Controladores lógicos programáveis utilizam diferentes linguagens de programação


Lógica de situação, ou de estado, é considerado como um dos tipos mais versáteis de controlador lógico programável. Ao construir um modelo computadorizado de uma tarefa do mundo real, controladores lógicos programáveis situacionais são freqüentemente usados para ajudar com tarefas que podem mudar rapidamente. Esse modelo permite a simulação de tomada de decisão, porque o estado de um programa, muitas vezes, muda com base em dados de entrada e de saída. Muitos tipos de sistemas lógicos programáveis podem ser modelados usando essa lógica.

Interfaces homem-máquina geralmente combinam os diferentes tipos de controlador programável para permitir a automação e interação humana de rotina. Estes sistemas podem contar com comandos de entrada ou fornecer dados aos usuários quando solicitados. Este tipo é, muitas vezes, mais avançado do que os sistemas totalmente automatizados, porque várias linguagens de programação são necessárias para facilitar a interação consistente.

Unidades terminais remotas são geralmente projetadas para fornecer uma função estática. Esses tipos de controladores lógicos programáveis, muitas vezes usados remotamente, podem fornecer um fluxo consistente de dados, apesar condições ambientais adversas ou de processamento de dados. Estes sistemas são frequentemente projetados para funcionar sem grande interação humana, o que pode torna-los ideais para monitoramento, quando comparados com outros sistemas de controle.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação