Entrevistas de emprego em grupo

Entrevistas de emprego em grupoUma maneira para as empresas economizarem tempo durante o processo de contratação é a realização de uma ou mais entrevistas coletivas com um candidato. Em uma entrevista de emprego em grupo, os empregadores colocam-no em uma sala com várias pessoas ao mesmo tempo, em vez de conhecer os associados da empresa individualmente. A parte complicada da entrevista em grupo é que essas “outras pessoas” podem ser tanto os funcionários atuais da empresa ou outros potenciais candidatos.

Veja alguns tipos de seleção em grupo.

Entrevista comitê

Embora pareça um pouco intimidante, as entrevistas em comitê estão se tornando cada vez mais comum no local de trabalho, pois elas poupam o tempo da empresa. Significa quando um potencial empregado é convidado a sentar em uma sala com vários funcionários de nível sênior e responder a uma enorme quantidade de perguntas. As perguntas podem vir de qualquer um a qualquer momento e cada membro da comissão vai avaliar você.

Se você for chamado para uma entrevista de comissão, não se esqueça que você sempre deve se dirigir à pessoa fazendo a pergunta. Se, por exemplo, a mulher à direita lhe faz uma pergunta, responda diretamente, mantenha contato visual forte e finja que são os dois apenas na sala. A chave para o sucesso em uma entrevista comitê é manter o foco. Não deixe que o número de pessoas na sala o assuste. Trate cada membro da comissão com respeito e bondade e eles vão ter a certeza de ver suas qualidades para o trabalho.

Candidato deve se preparar para ser entrevistado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo

Candidato deve se preparar para ser entrevistado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo

Embora a ideia de ser examinado por cinco ou mais pessoas ao mesmo tempo possa parecer um pouco assustadora, pense da seguinte maneira: você tem o poder de uma democracia do seu lado. Ao invés de ter apenas uma chance para se destacar, você está recebendo a oportunidade de encantar vários membros da companhia de uma só vez.

Entrevista conjunta

A entrevista conjunta leva a ideia de uma entrevista comitê um passo adiante. Ao invés de reunir um grupo de funcionários que têm a capacidade de dizer “sim” ou “não” à sua aprovação no emprego, a entrevista conjunta reúne o grupo de candidatos inteiro e entrevista-lhes ao mesmo tempo. Embora esta certamente economize tempo para a comissão de entrevista, uma entrevista conjunta pode ser um pouco intimidante para um candidato. Além de estar plenamente ciente de que existem outros candidatos na disputa, você é forçado a conviver com eles.

A entrevista conjunta consiste em dois ou mais candidatos potenciais sentados juntos em uma sala e incentivados a se engajar em uma discussão. O entrevistador (pode haver um ou mais) pensa sobre um tema e depois apresenta-o para os candidatos. Ele vai começar uma discussão e esperar que os candidatos participem. Além de ouvir suas ideias sobre um determinado tema e obter conhecimento sobre sua experiência, a entrevista conjunta permite que o entrevistador veja quão bem – ou mal – você é capaz de se envolver em discussões com seus pares e se você tem problemas para interagir com eles.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Acima de tudo, uma entrevista conjunta permite que o entrevistador coloque suas habilidades de liderança à prova. O entrevistador quer saber se você tem pontos válidos e como você é capaz de persuadir os outros de tais convicções. Observar o seu comportamento dentro deste grupo de concorrentes é uma ótima maneira para um entrevistador para avaliar se você pode ser um bom candidato para um cargo de gestão algum dia e se você tem a capacidade de agir de forma profissional e agradável – mesmo com toda essa competição no seu pescoço. A melhor maneira de se preparar para este tipo de entrevista é para gastar tanto tempo quanto possível para afiar suas habilidades interpessoais.

Entrevista departamental

Outra maneira de realizar uma entrevista em grupo com um candidato é colocá-lo em uma sala cheia de futuros colegas da empresa ou do mesmo departamento. Ao reunir vários membros-chave de um departamento ou empresa e deixando-os interagir com um candidato, gerentes de recursos humanos podem observar como a personalidade dessa pessoa se encaixa com o departamento como um todo.

Funcionários de uma mesma área podem mostrar visão real da vaga de emprego

Funcionários de uma mesma área podem mostrar visão real da vaga de emprego

A entrevista departamental não é apenas sobre a socialização, no entanto. Os colegas do candidato vão fazer perguntas e discutir determinadas situações que possam surgir para verificar como a pessoa iria reagir.

“O que você faria se um cliente nervoso no telefone…” – este é o tipo de questão hipotética você pode receber em uma entrevista departamental. Mais uma vez – felizmente – você está na posição para convencer várias pessoas, ao invés de apenas uma, de que você é a pessoa perfeita para o trabalho. Entrevistas departamentais podem beneficiar o candidato também. Esses chefes de departamentos podem dizer, com certeza, como é um dia típico no departamento. Eles podem responder a perguntas sobre como o trabalho se torna estressante, o pior e o melhor dia que já tiveram, etc.

Se você foi convidado para uma entrevista departamental, provavelmente já convenceu o RH, bem como o gerente do departamento de suas habilidades e capacidades. Você deve, então, tentar construir relacionamento com os outros membros do departamento durante esta entrevista, pois essa pode ser a opinião final.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password