destilação e destilação fracionadaA destilação é um termo geral que descreve um grupo de métodos específicos que usam o calor para separar misturas. A destilação simples e a destilação fracionada são dois tipos de processos. O método simples e a destilação fracionada utilizam muito dos mesmos equipamentos e princípios para separar misturas, mas a técnica fracionada também utiliza uma coluna de fracionamento. A destilação fracionada é usada quando os pontos de ebulição dos produtos químicos em uma mistura são próximos uns dos outros, enquanto que a destilação simples é geralmente empregada quando os pontos de ebulição são significativamente diferentes.

Na destilação simples, uma mistura contendo produtos químicos com diferentes pontos de ebulição é aquecida em uma ebulição suave. O produto químico, agora sob a forma gasosa, desloca-se para cima, e depois ao longo de um tubo de refrigeração chamado de condensador, onde se torna um líquido novamente. O condensador é rebaixado, e uma versão mais pura de substância químicas desejada vai para um recipiente na parte inferior. Destilação simples é usado quando existe uma diferença significativa nos pontos de ebulição dos líquidos presentes na mistura.

Laboratório que realiza destilação fracionada.

                                                           Laboratório que realiza destilação fracionada.

A destilação fracionada é aproveitada quando os pontos de ebulição dos produtos químicos em uma mistura são próximos uns dos outros, geralmente dentro de 25 ° C. Na destilação fracionada, o calor é adicionado à mistura, até que começa a ferver. O gás, geralmente mais puro do que a mistura, mas ainda contendo todos os produtos químicos, em seguida, se direciona para cima em uma coluna de fracionamento. Os blocos de colunas de fracionamento do gás proveniente aumentam diretamente, colocando uma grande quantidade de área de superfície na sua forma, quer utilizando uma série de tabuleiros, pratos ou fazendo o enchimento por toda a coluna com o material de embalagem. O gás ascendente então condensa-se sobre a área de superfície e torna-se um líquido.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Num ambiente de laboratório, a destilação fracionada e a simples usam a maior parte do mesmo equipamento. Os frascos, vasos, termômetros, condensadores, braçadeiras, adaptadores e métodos de aquecimento são intercambiáveis entre os dois. Na destilação fracionada, no entanto, uma coluna de fracionamento é estabelecida entre onde a mistura é fervida (em um balão de destilação) e o condensador, tomando o lugar do adaptador de três vias normalmente utilizado.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás