Trabalho seguro com palletsO manuseio de pallets e o código de barras são frequentemente creditados como tendo sido os dois principais avanços em armazenagem e logística do século 20. Por volta de 1940, vagões cheios de produtos que anteriormente levavam alguns dias para serem descarregados manualmente podem ser movidos por paletes e empilhadeiras em apenas algumas horas. Imagine a redução na tensão das costas e da parte superior do corpo humano.

Pallets e cargas paletizadas são essenciais para muitas indústrias, incluindo operações de reciclagem onde são usados para acumular, armazenar e expedir produtos reciclados.

Quando usado corretamente, o pallet fornece grandes eficiências operacionais. Trabalhadores em tais operações expostos a paletes, no entanto, devem tomar cuidado para limitar qualquer risco de lesão através da realização de algumas precauções básicas, incluindo comportamentos seguros quando se trabalha em torno de pallets, controle eficaz e compreensão das características dos diferentes materiais.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Pallets também representam um componente indispensável de muitas cadeias de abastecimento. Usado com atenção para uma manipulação segura, os riscos para os trabalhadores podem ser, em grande parte, controlados com algumas medidas simples de segurança.

  • Restrinja a altura de paletes empilhados a 1,5 metros. Se os trabalhadores forem empilhar ou desempilhar manualmente, mantenha a altura máxima da pilha a um nível razoável para facilitar o manuseio. Tenha um operador de empilhadeira separado full stack ao meio no ponto de uso.
  • Certifique-se que os pallets irão transitar livremente ou peça ajuda. Quando mover manualmente uma pallet de madeira fora de uma pilha, é uma boa ideia garantir que ele irá deslizar livremente para que o palete não seja afetado na palete abaixo por um prego. Melhor ainda, peça a um colega de trabalho para auxiliar no elevador.
     
  • Use equipamentos mecanizados, quando disponíveis. Use mecanização, tal como um empilhador ou dispensador automatizado.
     

Sistemas automáticos de empilhamento de pallets oferecem mais segurança

Sistemas automáticos de empilhamento de pallets oferecem mais segurança

  • Mantenha seus amigos perto e os pallets mais próximos ainda. Ao levantar um, mantenha-se na vertical e próximo ao tronco para manter um centro de equilíbrio.
  • Use sempre o equipamento de proteção pessoal. Usar EPIs, como luvas e sapatos de segurança ao manusear paletes, evita o risco de perfurações, cortes ou quedas em cima dos pés.
  • Mantenha a área de trabalho sem detritos. Quando se trabalha com pallets de madeira, assegure que qualquer madeira quebrada é regularmente varrida para evitar o risco de torção no tornozelo ou ferimento por pregos.
  • Separe pallets danificadas. As peças abaixo do padrão devem ir para o reparo ou reciclagem.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho