A divisão ZF Sistemas de Transmissão fechou parceria com a Volvo para a exportação de transmissões da família Ecomid para equipar os ônibus modelo B7R produzidos na China, Suécia e Índia. O projeto das transmissões foi totalmente desenvolvido pela ZF e faz parte de um programa global para fornecer componentes com alta tecnologia a custos competitivos.

No final do ano passado, foram enviadas as primeiras unidades para a ZF Suzhou, na China, apenas nove meses após o início das negociações. Lá, as transmissões recebem o sistema de trambulação, produzido naquele país com projeto brasileiro. A Volvo da Suécia também já recebeu as transmissões brasileiras e, até final do primeiro semestre, a ZF deve embarcar os componentes para Índia.

Para Cristian Drewes, gerente da unidade de negócios de Transmissões para Ônibus da ZF, a operação brasileira tornou-se base para a exportação de produtos já consagrados e de qualidade comprovada para mercados emergentes. "Existe a possibilidade de que outros mercados sejam abastecidos com transmissões ZF fabricadas no Brasil", afirma Drewes.

As transmissões da família Ecomid foram projetadas para equipar veículos com motor dianteiro ou traseiro, para aplicações mistas (urbana e rodoviária). Nos ônibus com motor traseiro, o sistema de trambulação desenvolvido pelo grupo de engenheiros da ZF confere ao motorista maior leveza e precisão nas trocas de marchas, o que diminui o seu esforço e facilita a operação no dia-a-dia. Dessa forma, os resultados trazem ao mesmo tempo satisfação ao motorista e aos usuários.

O Grupo ZF é líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassi para o setor automotivo. Com mais de 53 mil colaboradores e 119 operações em 25 países, registrou vendas superiores a 9 bilhões de euros em 2002. Na América do Sul, o grupo fabrica transmissões para veículos comerciais, conjuntos de direção, bombas e colunas para sistemas de direção, embreagens e amortecedores, componentes de direção e suspensão, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos.

Autor(es): Secco Consultoria de Comunicação

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