Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Padrões de construção verde

Responsabilidade, transparência, liderança, inovação e integridade são os principais pilares das normas de construção verde.

Mais notícias relacionadas a construção civil:

O que é superestrutura
Ao projetar uma superestrutura, é necessário considerar a pressão e força que ela irá exercer ...


Tipos de tijolos
Alguns dos tipos mais frequentes são tijolos comuns, tijolos de revestimento e tijolos de engenharia.


Tudo sobre a indústria do cimento
A indústria do cimento é por vezes considerada a base da indústria da construção civil ...


Padrões de construção verdeO green building se refere a empreendimentos verdes, que adotam medidas sustentáveis em sua concepção, construção, operação e manutenção. Normas de construção verde se concentram em fazer edifícios residenciais e comerciais saudáveis para seus ocupantes e para o meio ambiente. Muitos construtores e projetistas estão implementando padrões de construção verde em seus projetos para criar prédios que utilizam materiais ecológicos, são altamente eficientes em termos energéticos e têm excelente qualidade de ar.

As mais importantes normas do Green Building Council, órgão global que rege as construções sustentáveis, seguem os seguintes cinco valores principais:

  • Sustentabilidade: um edifício deve fazer uso de recursos e tecnologia sustentáveis .
  • Equidade: o projeto deve mostrar respeito para com a comunidade e as culturas co-existentes nele. Os planos devem ser feitos com todos os níveis socioeconômicos em mente.
  • Inclusão: o green building incentiva o envolvimento da comunidade no projeto do edifício e de sua manutenção.
  • Progresso: o design deve ter resultados mensuráveis de impacto de um edifício sobre o meio ambiente, comunidade e economia da área.
  • Conectividade: o projeto do edifício verde deve respeitar a relação entre o homem e a natureza e reconhecer a sua liderança sobre ele.

Responsabilidade, transparência, liderança, inovação e integridade são os principais pilares das normas de construção verde. Em agosto de 1998, o GBC estabeleceu o padrão Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED), um sistema para a concepção e implementação de normas de construção verde.

Novas construções sustentáveis já fazem parte da realidade das grandes cidades

                                   Novas construções sustentáveis já fazem parte da realidade das grandes cidades

O LEED define padrões uniformes de voluntários, que levam o projeto do edifício todo em consideração. Usando um sistema de pontuação, que premia os construtores cuja inovação traz avanços no campo da construção verde. O objetivo é fazer com que os padrões de construção sejam uma forma viável de construção aceito pelo mainstream, não apenas pelos ambientalistas.

Existem cinco áreas em que um prédio é avaliado pelo LEED: localização sustentável, a eficiência de água, energia e atmosfera, materiais e recursos e qualidade ambiental interna. Os níveis de certificação começam em Certified e progridem para Silver, Gold e Platinum, que é o mais elevado.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Muitos pensam que os padrões de construção verde são de custo proibitivo. Embora não haja um claro aumento no custo da construção, os proponentes da construção verde citam estudos que comprovam economia a longo prazo. A economia de energia de que gozam os proprietários de prédios verdes se traduz em custos mais baixos, além da capacidade de alugar o espaço residencial e comercial para os inquilinos mais saudáveis e satisfeitos. De acordo com um relatório, um investimento inicial extra de 2% no projeto de construção verde representa uma economia de 20% sobre o custo total de construção ao longo da vida do edifício.

Projetos de casas verdes representam economia a longo prazo

Projetos de casas verdes representam economia a longo prazo

Os benefícios são quantificáveis em saúde e produtividade, custo de operação e manutenção, economia de utilidades e de economia nas emissões. Edifícios construídos com padrões de construção verdes mostram um aumento de dois para 16% em produtividade do trabalhador.

Alguns edifícios que aderem a padrões de construção verdes utilizam aquecimento geotérmico e sistemas de refrigeração, sistemas de reciclagem de água, claraboias ou iluminação natural, energia solar ou eólica, aumento da ventilação, produtos de madeira sustentáveis e ar duplamente filtrado. Restos de construção são, muitas vezes, reciclados por outros construtores para usar em projetos futuros.

Globalmente, há vários projetos que são registrados pelo LEED, usando padrões de construção verde em 24 países.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a construção civil:

Vendas da indústria de construção aumentam 13,8% em março

No mês de março de 2013, a indústria de materiais de construção no Brasil registrou crescimento de 13,8% nas vendas, em relação ao m ...
Wurth lança impermeabilizante para superfícies acabadas

A Wurth do Brasil – multinacional alemã especializada em peças de fixação, produtos químicos, ferramentas e EPI’s – apresenta ao mercado de construção civil uma novidade em ...
Pavimento permeável

O pavimento permeável é o cimento que é projetado para permitir que a água flua através dele, em vez de repelir a água como acontece com o pavimento tradicional. H ...
Diferença entre cofragens e andaimes

Estruturas de cofragem e andaimes são amplamente utilizados na indústria da construção para funções muito específicas. Quando as equipes de construção necessitam de moldar ...
Cofragem de isolamento

A cofragem é um molde pré-fabricado usado para formar as paredes de betão no local. Ao contrário da maioria das cofragens, uma cofragem de isolamento é deixada no lugar ...
Tipo de cofragem de madeira

Para que se possa despejar o concreto numa obra de construção civil, é necessário, primeiramente, formar um molde para que o concreto mantenha sua forma enquanto seca. A cofragem ...
Cofragem de metal

O processo de concretagem envolve a criação de moldes em que o concreto molhado pode ser despejado. Estes moldes seguram o betão no local, enquanto o material toma ...

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google