O que é uma análise de óleo

análise de óleoAnálise de óleo é um processo não invasivo e não destrutivo de diagnóstico usado para estabelecer a ”saúde” dos vários dispositivos mecânicos ou elétricos, testando a qualidade do óleo que lubrifica ou isolando-os. Componentes comuns de análise de óleo incluem testes para contaminantes insolúveis, tais como sólidos abrasivos e de carbono, que podem indicar rolamentos desgastados e anéis de compressão defeituosos.

Os testes de viscosidade e aditivos para exames espectrais e metais também são comuns, e podem indicar condições do dispositivo e da qualidade geral do óleo. A aparelhagem de transformadores é regularmente testada para a presença de carbono e umidade durante os testes de análise de óleo. Os dispositivos mecânicos, tais como motores de combustão interna e caixas de velocidades tipicamente operam em um banho de óleo ou apresentam um cárter a partir do qual o óleo é bombeado para cima para lubrificar as partes móveis do motor. Os dispositivos elétricos, tais como os disjuntores pesados, transformadores e arrancadores de resistência também operam dentro de um ambiente cheio de óleo, embora, nestes casos, os dispositivos invoquem o óleo para o isolamento, em vez de lubrificação.

No caso de dispositivos mecânicos, peças desgastadas irá causar aparas de metal, água, ou de combustível, entre outros elementos, que ficam suspensos na solução, dando uma indicação certa da existência de um problema. A presença de umidade excessiva ou contaminação com carbono no óleo de um dispositivo elétrico é um aviso de uma potencial falha catastrófica se o óleo não for prontamente reciclado.

Exame de óleo de equipamento

Exame de óleo de equipamento

Esses testes normalmente são componentes de uma análise abrangente do petróleo e servem como uma ferramenta valiosa não-intrusiva de diagnóstico para identificar os problemas sem ter que desmontar o dispositivo. A análise irá geralmente variar de acordo com o dispositivo e com as especificidades ambientais, mas vários componentes são típicos na maioria dos testes.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Estes incluem exames espectrais de ensaio para a presença de metais pesados e aditivos no óleo como uma medida da sua qualidade global. Um teste de produtos insolúveis irá indicar a presença de carbono em suspensão, a oxidação e os sólidos resultantes de abrasivos de desgaste das peças de motor ou da caixa de velocidades. Um teste de viscosidade é um indicador da condição do dispositivo e da qualidade do lubrificante do óleo.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password