Pórtico sobre trilhosUm pórtico montado sobre trilhos é um guindaste pesado normalmente utilizado para carregar e descarregar objetos e cargas pesadas em docas e pátios ferroviários ou fábricas. Estes sistemas de pórticos consistem em guindastes pesados, localizados a uma distância um do outro e equipados com trem de rodas tipo trilho. Estas rodas correm em trilhos paralelos, permitindo que as estruturas possam subir e descer os trilhos.

Os dois trilhos são ligados nas suas extremidades superiores por uma disposição de trilho em cruz, em que uma ponte rolante está montada. O pórtico montado no trilho completo pode, assim, mover para a frente ou para trás ao longo dos trilhos inferiores, enquanto o guindaste atravessa o fosso entre eles nos trilhos superiores, permitindo ao pórtico cobrir as áreas de carga de grande porte.

Docas de carga, pátios ferroviários e instalações da indústria pesada, muitas vezes, exigem guindastes que podem levantar cargas muito pesadas, grandes e movê-las a longas distâncias para pontos de descarga. Quando as operações de elevação estão localizadas dentro de edifícios, estas funções são tipicamente levadas a cabo com guindastes convencionais de deslocamento transversal.

Modelo de pórtico sobre trilhos usado no setor de logística

                                                   Modelo de pórtico sobre trilhos usado no setor de logística

Quando a carga e a descarga ocorrem fora, outra solução é necessária. Em muitos casos, esta solução tem a forma do pórtico montado sobre um carril, o que permite a elevação de cargas pesadas através de uma zona de carga de grande porte.

O carril é um par de faixas de comboios montados paralelamente uns aos outros. A distância de separação entre as faixas e os seus comprimentos é ditada pelas exigências da instalação de carregamento. O sistema de pórtico sobre trilhos permite uma excelente flexibilidade em relação ao movimento de carregamento. A grua pode erguer e abaixar cargas em qualquer ponto ao longo de sua série de deslocamento entre os trilhos.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Uma vez levantado, o pórtico inteiro pode então mover-se ao longo das principais faixas inferiores. As funções da grua e o movimento do trilho são controlados por um operador numa estação localizada no conjunto da grua. Essa flexibilidade torna o equipamento ideal para o carregamento e descarregamento de contêineres de carga e outras cargas de grande porte que exigem capacidade de elevação pesada, bem como movimento estendido e capacidade de transporte.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos