Aplicações da faca de ar

Aplicações da faca de arFaca de ar é uma ferramenta comum utilizada no setor industrial devido a sua funcionalidade em vários processos, tais como secagem, resfriamento e limpeza na indústria de transformação, reciclagem recursiva e operações de embalagem. Simples – e ao mesmo tempo, potentes – as facas de ar têm sido uma parte essencial do setor industrial.

A década de 1950 ficou marcada pelas grandes invenções e avanços na civilização mundial. Na época, o setor industrial estava em seu auge e várias invenções vieram para ajudar a vida dentro das fábricas. Sistemas de faca de ar foram amplamente utilizados em operações de limpeza nos primeiros anos.

Muitas fábricas de máquinas e peças de automóveis usam facas de ar para limpar esses materiais. O processo de lâmina de ar utiliza um efeito coanda, criando um fluxo de ar laminar, que é utilizado para limpar os objetos que passam através dele.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Desde a sua invenção até hoje, muitas mudanças foram realizadas para melhorar a utilização deste aparelho mecânico. Desde seus primeiros usos, como um agente de limpeza sem contato, facas de ar hoje desempenham diversas funções no setor industrial, tais como secagem e resfriamento.

No final de 1980, esses dispositivos foram utilizados em aplicações diferenciadas, após a ratificação do Protocolo de Montreal, que fazia com que as empresas evitassem diversos tipos de solventes e agentes de limpeza que se acreditavam ser prejudiciais para a camada de ozônio. Com o referido protocolo, entrou em cena uma ferramenta que é capaz de fazer limpeza, secagem e arrefecimento de produtos sem a necessidade de substâncias adicionais que implicam grandes danos ao meio ambiente.

Usos das facas de ar incluem fábricas das mais diferentes áreas

Usos das facas de ar incluem fábricas das mais diferentes áreas

Faca de ar é uma máquina simples que utiliza ar comprimido como a sua fonte de energia. É composto por múltiplos orifícios através dos quais o ar entra. Quando o ar escapa da lâmina, a saída criada varia de uma brisa suave para a velocidade do ar de 40.000 pés/min.

Entre as suas funções, estão a eliminação e controle da espessura de líquidos, eliminação de partículas estranhas, secagem de revestimentos líquidos, arrefecimento das superfícies de produto. A ferramenta é bastante útil em muitas plantas e fábricas, como as que fabricam peças de PC, autopeças, tecidos e muitos mais.

Esse dispositivo pode ser usado como estacionário enquanto os produtos são passados através de um transportador. Em outras circunstâncias, os produtos podem ser estacionários enquanto a faca de ar se move.

São feitas quase sempre com metal, mas existem vários fatores a se levar em conta na hora de escolher uma faca de ar. Se ela vai ser submetida a ambientes agressivos e de operações em alta temperatura, o alumínio é a melhor escolha. Ao contrário de outras ferramentas comuns e dispositivos industriais, facas de ar não necessitam de eletricidade para funcionar e, portanto, não sugerem riscos de danos elétricos ou explosão. Com funcionalidade promissora e segurança que oferece a vários tipos diferentes de indústrias, essa ferramenta deve ganhar novos modelos e tecnologias no futuro.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password