acumuladorUm acumulador é uma unidade de armazenamento que utiliza a pressão para armazenar energia. Acumuladores são utilizados para controlar o fluxo de alimentação e de líquidos e gases através da máquina à qual eles estão ligados. Os principais tipos de acumuladores são hidráulicos e de combinação água-ar.

Um acumulador hidráulico, ou acumulador de pressão, é usado para absorver choques, manter a pressão, dispensar líquidos e proporcionar energia de reserva para a bomba principal. Uma das principais diferenças em acumuladores é como o gás e o líquido são armazenados e convertidos. A parte da unidade que mantém o fluido em separado do gás é chamado de separador. Existem três tipos de separadores: de bexiga, de diafragma e de pistão.

Em um estilo bexiga, um tanque interno chamado de bexiga é preenchido com nitrogênio. À medida que a bexiga enche, a pressão aumenta até que esteja no limite pré-estabelecido. Quando a pressão exceder o limite, uma válvula nas aberturas de topo abre e vaza p fluido hidráulico para a área da máquina que requer lubrificação.

Modelo de acumulador de pistão

Modelo de acumulador de pistão

Com um tipo diafragma, um cilindro é soldado no centro do acumulador e o gás é inserido através do diafragma. À medida que a pressão aumenta, o cilindro enche, e quando a pressão atinge a configuração máxima, uma válvula abre e o fluido entra. A principal diferença entre os modelos de acumuladores de bexiga e de diafragma é a quantidade de pressão que pode ser suportada. O acumulador de modelo bexiga tem uma razão de pressão de 4:1, e o estilo de diafragma tem uma razão de pressão de 10:1. Quanto maior for a razão, mais fluido o sistema pode conter, o que faz com que seja mais eficiente.

Em um acumulador de pistão, o pistão é montado no interior da unidade no topo do cilindro que contém o gás. À medida que o gás é forçado para dentro do cilindro, o pistão move-se para manter a pressão. Quando a pressão atinge seu ponto máximo, o pistão é aberto para libertar o gás e permite que o fluido hidráulico escape para dentro. Este tipo de acumulador é frequentemente utilizado em grande escala de dispositivos tais como equipamento de trator pesado.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O tipo de êmbolo, no entanto, é concebido para utilização mais contínua, de modo que normalmente não pode segurar gás pressurizado por longos períodos de tempo. Um acumulador de água funciona de uma maneira semelhante ao acumulador hidráulico. A principal diferença é que, em vez de usar o gás para construir a pressão, a água é utilizada. À medida que o ar enche o tanque acumulador, a válvula abre-se e força a água para fora.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos