Definição de fazer ou comprarA decisão de fazer ou comprar é um conceito que está relacionado com os tipos de decisões de negócios que várias empresas devem tomar em relação à questão de se produzir algo.

Essa definição está intimamente relacionada à de vantagem competitiva, o que sugere que é uma forma de vantagem estratégica para as empresas se concentrarem nos itens que são mais adequados para produzir.

Por exemplo, uma empresa na Florida, nos Estados Unidos, seria comparativamente posicionada para produzir suco de laranja, devido à sua proximidade com a produção em massa da fruta, bem como o fato de se ter desenvolvido no local métodos competentes para a extração e produção do produto ao longo do ano. Uma empresa que está localizada numa região que não tem as mesmas vantagens desenvolve uma receita única para fazer suco de laranja e decide produzir. Ela pode terceirizar a produção do suco para uma empresa na Florida, ao mesmo tempo que se concentra no acondicionamento e comercialização do produto acabado.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Nesse caso, a empresa teria aplicado a decisão de fazer ou comprar (make or buy) para a situação de dúvida: produzir ou terceirizar. Mais diretamente, o conceito de fazer ou comprar está relacionado com itens como produtos que podem ter sido desenvolvidos pela empresa em questão.

Por exemplo, uma empresa especializada na produção de peças para aviões pode desenvolver um novo tipo de peça que requer um tipo especializado de processo de produção que está fora do alcance fácil de a empresa desenvolver. Neste caso, a empresa deve pesar suas opções, como parte de uma decisão de fazer ou comprar. A empresa pode optar pela terceirização, já que seria mais barato ter a peça produzida em outra empresa que tem a especialização para produzir em massa a parte mais eficiente.

Dependendo da situação, comprar o produto de um fornecedor pode ser mais vantajoso

Dependendo da situação, comprar o produto de um fornecedor pode ser mais vantajoso

Para determinar se a decisão de fazer ou comprar se aplicaria durante casos relativos à produção de novos produtos, a empresa teria que decidir se o produto em questão é aquele que envolve a proteção de um segredo comercial, caso em que a empresa teria que produzi-lo sozinho, independentemente de qualquer custo.

Outro fator que poderia afetar a decisão de terceirizar ou produzir, por si, só seria o tamanho da encomenda. Se o tamanho do pedido é muito pequeno, pode ser muito difícil ou exorbitante para a empresa encontrar uma outra companhia que iria produzir o produto. Uma empresa pode também decidir se engajar na produção do produto, se ela não tem muita confiança no resultado do produto por outra empresa, mesmo que seja mais barato terceirizar a produção.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia