dessalinizador Dessalinização é um dos principais processos presentes na maioria das refinarias de petróleo. Étipicamente a primeira unidade de processo na cadeia, pois seu objetivo é retirar o sal presente no petróleo bruto antes de começar o processo de destilação. Em vez de efetivamente serem suspensos no óleo bruto em si, vários sais são parte de uma solução de água salobra. Esta água está contida no produto bruto em uma forma emulsionada, portanto, uma primeira etapa de dessalinização pode precisar também da desidratação do óleo. Um tipo diferente de máquina conhecida de retirada de sal pode também ser referido como um dessalinizador.

O petróleo bruto é normalmente molhado quando ele é extraído, pois muitas vezes contém uma emulsão de água salobra. A água pode ter uma variedade de sais presentes, incluindo cálcio, magnésio e os cloretos de sódio. Se estes sais não são removidos antes da destilação fracionada do petróleo bruto, muitos componentes, tais como permutadores de calor e catalisadores, acabam sendo danificados. Outro interesse pode ser que as unidades de processo a jusante operem a temperaturas muito elevadas, o que induziria à hidrólise da água.

Um dessalinizador opera, primeiramente, demulsificando o petróleo bruto e, em seguida, dessalinizando-o. O primeiro passo no processo usa um tanque úmido, onde a emulsão é deixada para assentar. As partículas limpas de água podem cair para o fundo do tanque, neste momento, porque o óleo é mais leve do que a água. O processo pode então ser auxiliado pela utilização de eletrodos ou outras técnicas a fim de separar a água emulsionada no óleo. O calor, produtos químicos, ou água adicional pode também são elementos utilizados para ajudar a quebrar a emulsão.

Tanque de dessalinização do petróleo bruto.

                                                      Tanque de dessalinização do petróleo bruto.

A segunda etapa do processo pode reduzir o teor de sal abaixo de 10 libras (cerca de 4,54 kg) por lote de mil barris (PTB). Outra forma que o teor de sal pode ser medido é conhecida como sedimento básico e água (BS e W), e muitas vezes os dessalinizadores atingem 0,1% BS e W. Ao reduzir os níveis de sedimentos, estes equipamentos também auxiliam uma refinaria a cumprir as normas ambientais locais. Quaisquer sólidos presentes no petróleo bruto contribuem para a opacidade dos gases de excesso de combustão, algo que é muitas vezes um fator medido pelas autoridades reguladoras.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Embora o termo dessalinização refira-se à primeira unidade de processo em uma refinaria de petróleo, pode também ser usado para descrever uma fábrica de dessalinização. Em vez de remover a água salgada do petróleo, estas instalações são projetadas para remover o sal da água salobra. O propósito por trás deste processo pode ser a criação de água potável, aquisição de sal para outros fins, ou a redução do teor salino de escoamento agrícola ou de certos rios, antes de cruzar uma fronteira política.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás