crescimento econômicoO crescimento econômico é um termo geralmente medido pela quantidade de produção em um país ou região durante um determinado período de tempo. Enquanto ministros financeiros podem acompanhar os números de crescimento econômico a cada mês, geralmente, são os números trimestrais e anuais que atraem mais atenção. Além da produção, medida através do Produto Interno Bruto, ou PIB, os governos locais e os particulares podem usar um padrão diferente para medir o crescimento econômico.

Se o PIB de um país em um ano é de US $ 100 bilhões de dólares americanos (USD) e no próximo ano é US $ 125 bilhões, então, há um crescimento econômico de 25 por cento. Se, por outro lado, o PIB era de apenas 75 $ mil milhões de dólares, o crescimento seria 25 por cento negativo. Na maioria dos casos, ainda é chamado de crescimento econômico, mesmo que seja uma contração da economia.

Deve-se considerar o crescimento econômico um dos sinais mais seguros de saúde geral de um país. Mais comércio significa mais empregos. Mais empregos significam mais consumo, levando a mais produção. Isso pode ser um círculo muito bom. No entanto, como a maioria das coisas, o crescimento econômico tende a ir e vir em ciclos.

O crescimento econômico também se mede pelo PIB

O crescimento econômico também se mede pelo PIB

Se um país tem dois trimestres de PIB inferior ao do trimestre anterior, diz-se estar em uma recessão. Recessões tendem a vir duas vezes por década, historicamente, e alguns são mais graves do que outros. A recessão prolongada é chamada de depressão. No entanto, a definição de uma depressão nunca foi estabelecida pelos economistas. Basta dizer que o crescimento econômico é, geralmente, do lado negativo para muitos setores.

Para algumas jurisdições, o crescimento econômico é mais medido através de outros meios, ainda que estes sejam anomalias normalmente locais. Por exemplo, uma cidade a receber a maioria de seu dinheiro através de impostos sobre a propriedade pode considerar o crescimento econômico se os valores de propriedade sobem. Podem deduzir porque os valores de propriedade aumentaram, as pessoas estão fazendo melhorias. Se eles estão fazendo melhorias, o crescimento econômico está ocorrendo. Isto pode ou não ser um pressuposto preciso.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O crescimento econômico significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Enquanto economistas, governos e indivíduos podem todos ter suas próprias opiniões sobre o que deve constituir o crescimento econômico, a verdade é que todas estas coisas que trabalham juntas ajudam a criar uma economia global saudável. Sem uma única peça, o quebra-cabeça inteiro pode desmoronar.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia