Funcionamento do atuador elétrico

Funcionamento do atuador elétricoUm atuador elétrico é um dispositivo usado para fornecer equipamentos para atuação secundária utilizando um motor elétrico. A saída desse tipo de atuador pode ser linear ou rotativa. No caso de atuadores rotativos, eles podem produzir mais do que uma rotação completa.

A maioria dos atuadores lineares fazem uso de um arranjo de engrenagens, para estender e retrair o braço de acionamento. Tipos rotativos também utilizam engrenagens, cames ou conexões diretas para transferir movimento, dependendo dos requisitos de torque de aplicação. Atuadores eléctricos são utilizados numa ampla gama de aplicações, incluindo controladores para portas e aberturas, válvulas e processos de maquinagem.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Um atuador pode ser pensado como um interruptor remoto usado para produzir uma gama bastante ampla de movimento. Eles são utilizados em aplicações onde muitas comutações ou funções de acionamento são necessárias em locais remotos, em ambientes onde seria perigoso para um operador trabalhar e em aplicações que requerem saídas de alto torque.

Os atuadores elétricos lineares e rotativos geralmente giram em baixa velocidade

Os atuadores elétricos lineares e rotativos geralmente giram em baixa velocidade

Os atuadores utilizam fontes de alimentação diferentes, incluindo o ar comprimido, o óleo de alta pressão e de motores eléctricos. Os atuadores elétricos utilizam uma corrente interna alternada (AC) ou corrente direta (DC) de motor elétrico e oferece sua atuação como uma saída linear ou rotativa. Quando motores de passo são usados, esses atuadores podem retornar atuações extremamente precisas para aplicações de engenharia precisos. Os diferentes tipos fornecem uma ação linear, utilizada para abrir e fechar palhetas, persianas ou portas e as peças se movem nas máquinas durante a operação.

A rotação de alta velocidade do motor é traduzida em um movimento linear mais lento e mais poderoso através de um arranjo de engrenagens ou parafuso de avanço. As engrenagens são geralmente sem-fim ou de cremalheira e pinhão, embora os mecanismos de esfera e parafuso sejam algumas vezes usados. Os de chumbo usam uma vara enfiada com uma linha grossa e um quadrado que gira em uma porca com um fio correspondente. À medida que a haste gira, a porca se move para cima e para baixo do seu comprimento para fornecer o movimento necessário linear.

O atuador elétrico rotativo geralmente fornece baixa velocidade, alto torque rotativo de atuação de válvulas e processos da máquina. O dispositivo não tem a mesma gama de limitações típicas de atuadores hidráulicos rotativos e pode fornecer um número infinito de voltas durante todo o ciclo dado. Isso os torna ideais para aplicações tais como válvula de portas, onde as válvulas podem exigir várias centenas de voltas para abrir ou fechar completamente. Os modelos rotativos são geralmente orientados para produzir valores mais altos de torque em baixas velocidades.

Ambos rotativas e lineares variantes atuadores elétricos geralmente empregam interruptores de limite de viagens que controlam o seu leque de atuação.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password