Transportador de rolos por gravidadeUm transportador de rolos por gravidade é um equipamento industrial utilizado para facilitar o movimento de objetos ou materiais a partir de um local para outro. O sistema apresenta uma série de cilindros ou rolos de metal montados em sucessão dentro de uma armação metálica, e os itens podem ser carregados nos cilindros e empurrados ao longo da pista (faixa) do transportador.

A faixa pode funcionar em um declínio, permitindo que a gravidade direcione os itens com pouco esforço. Os transportadores de rolos são comumente usados em instalações de transporte, armazéns, fábricas e outras instalações industriais em que os trabalhos de classificação ou de transporte sejam necessários.

Ao longo da pista do transportador de rolos por gravidade, placas de metal chamadas de retardadores são instaladas para retardar os itens que estão se movendo ao longo dos rolos. Estes retardadores são necessários para impedir que os itens tenham muita velocidade e causem ferimentos ou danos. Os itens podem acabar atingindo um trabalhador que esteja perto do transportador, ou o item pode até sair da faixa. Estes retardadores do equipamento devem ser estrategicamente colocados de acordo com o local onde os itens estão susceptíveis de apanhar velocidade.

Exemplo de sistema de transporte por rolos e gravidade

                                                  Exemplo de sistema de transporte por rolos e gravidade

Os rolos ou cilindros próprios são geralmente feitos de metal. Alumínio e aço são os materiais mais comuns usados para fazer os cilindros. Eles apresentam eixos que são montados para a estrutura do transportador de rolos, e os rolamentos são montados em torno do eixo para assegurar um movimento suave dos cilindros durante a utilização. Estes cilindros podem estar precisando de manutenção periódica para garantir funcionem sem problemas em todos os momentos. Os rolamentos podem ser lubrificados e, em alguns casos, os cilindros podem ser inspecionados e limpos.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Alguns sistemas de transporte com cilindros por gravidade são portáteis para que possam ser aproveitados em vários locais. As faixas transportadoras essencialmente retraem-se para o transporte, e quando o equipamento está pronto para uso, as faixas são puxadas para fora novamente, e afixadas no devido lugar. Ele, neste caso, é susceptível de ser montado sobre rodízios ou rodas a fim de tornar o transporte muito mais fácil. As rodas terão de ser bloqueadas no seu lugar uma vez que a unidade está em posição. Alguns transportadores são flexíveis, o que significa que podem ser transformados para criar cantos em torno dos quais os itens podem ser transportados. Isto aumenta a versatilidade do aparelho, uma vez que os artigos são, então, transportados através de portas ou de outros espaços apertados.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos