transformador de disparoUm transformador de disparo é um dispositivo que inicia as correntes piloto que produzem as grandes correntes de arranque para o gás cheios de dispositivos de cátodo frio. É geralmente fabricado de tal forma que a contagem, por sua vez, no enrolamento secundário é várias vezes mais elevado do que no enrolamento primário, embora seja também possível que o enrolamento primário seja parte de enrolamentos secundários muito maiores. Esta relação de grandes espirais de enrolamentos permite que o transformador de disparo entregue tensões de desencadeamento de uma forma que não estaria disponível a partir da alimentação principal.

Transformadores elétricos invocam o princípio de indução eletromagnética, em que uma corrente variável no tempo no enrolamento primário produz um campo magnético variável no tempo. Este campo magnético produz a corrente variando no tempo no enrolamento secundário. Transformadores de gatilho são capazes de gerar rajadas de altas tensões que podem ionizar a maioria dos gases utilizados em dispositivos de cátodo frio.

Capacitores trabalham com modelos de transformadores de disparo para produzir o efeito desejado de toque ou de ressonância que sustenta a energia suficiente para o gatilho. Isto é muito semelhante ao de um pêndulo mecânico onde, inicialmente empurrado para um lado do repouso, o pêndulo irá periodicamente mover-se de uma posição extrema para a outra até que toda a energia cinética tenha se dissipado. A energia armazenada na capacitância é como a energia potencial em uma posição extrema do pêndulo, enquanto que a energia armazenada no campo magnético no interior do núcleo magnético do transformador disparador é como a energia cinética do pêndulo à medida que passa a sua posição de repouso.

Modelo de dispositivo de gatilho

Modelo de dispositivo de gatilho

Um balastro elétrico, o que limita a corrente elétrica no circuito, é semelhante a um transformador de gatilho. Em condições de iluminação elétrica, por exemplo, tubos de cátodo frio não estão diretamente ligados à fonte de tensão principal. O balastro elétrico está ligado em série com o tubo, de modo que a corrente é limitada a níveis muito seguros.

O transformador de alta tensão auto-limitante (HVSLT) é usado para tubos de néon em placas. Além de ser um transformador elevador, o HVSLT também limita corrente como um lastro faz. O HVSLT não requer um transformador disparador adicional, pois a alta tensão gerada pelo HVSLT é suficiente para iniciar o fluxo de corrente através da carga, mesmo durante o arranque a frio.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Um uso popular para o transformador de disparo é no flash de máquinas de fotografia e efeitos de iluminação. Um tubo de flash, tal como uma lâmpada de néon, é definido como de espera, quando os terminais principais são energizados com cerca de 100 volts. Este nível não é suficiente para ionizar o gás no tubo e causar um flash. Um terceiro terminal, chamado de terminal de gatilho, sobre o tubo, está mais próximo do terminal comum principal. Para disparar um flash, uma saída de ruptura do transformador ioniza o gás entre o tubo de gatilho e o terminal comum, resultando em um flash disparado.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica