Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Usos do dióxido de titânio

A substância possui uma vasta gama de aplicações, desde tintas para pintura até protetores solares e coloração de alimentos.

Mais notícias relacionadas a suprimentos industriais:

Nanopartículas de óxido de zinco
Partículas individuais de óxido de zinco têm tamanho reduzido, que pode chegar a até 20 ...


Diferenças entre resinas e polímeros
Polímeros passam por um processo especial, chamado polimerização; já as resinas apresentam capacidade de serem ...


Titânio em pó
O processo de transformar o metal em pó não deixa resíduos e mantém a durabilidade ...


Usos do dióxido de titânioO dióxido de titânio, também conhecido como titânio (IV) ou óxido de titânio, é o óxido de ocorrência natural de titânio, de fórmula química TiO2. Quando usado como um pigmento, é chamado de titânio branco, pigmento branco 6 ou CI 77891. Tem uma vasta gama de aplicações, desde tintas para pintura até protetores solares e coloração de alimentos. O dióxido de titânio é um óxido de ocorrência natural do elemento titânio.

A substância também ocorre naturalmente como três compostos minerais conhecidos como anatase, brookite e rutilo. Como um pigmento, dióxido de titânio é usado para melhorar a cor branca de certos alimentos, tais como os produtos lácteos e doces. Dióxido de titânio ocorre na natureza como o bem conhecido rutilo os minerais, anatase e brookite e, adicionalmente, como duas formas de alta pressão, ambas encontradas recentemente na cratera Ries, na Bavária. Anatásio de rutilo e brookite contêm seis titânios coordenados.

Dióxido de titânio bruto é purificado através de conversão para o tetracloreto de titânio no processo de cloreto. Este tetracloreto de titânio é destilado e re-oxidado, com uma chama de oxigênio puro ou plasma em 1500-2000 K para resultar em dióxido de titânio puro enquanto também regenerador de cloro.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O subproduto de sulfato de ferro (II) é cristalizado e filtrado para se obter apenas o sal de titânio na solução de digestão, que é processado para gerar mais dióxido de titânio puro. Um método para a produção de dióxido de titânio com relevância para a nanotecnologia é a síntese solvotérmica de dióxido de titânio.

Uma vez que o dióxido de titânio reflete a luz tão bem, é ideal para uso como uma camada protetora para muitos produtos, como peças de automóveis e espelhos ópticos. A indústria de plásticos também faz uso de dióxido de titânio como um revestimento para absorver a luz UV e ganhar maior durabilidade.

Protetor solar é um dos produtos que levam dióxido de titânio em sua fórmula

Protetor solar é um dos produtos que levam dióxido de titânio em sua fórmula

O dióxido de titânio é o pigmento branco mais amplamente utilizado por causa do seu brilho e índice de refracção muito elevado, em que é superado apenas por alguns outros materiais. A opacidade é melhorada pela óptima dimensionamento das partículas de dióxido de titânio ..

No caso de produtos cosméticos e de cuidados da pele, dióxido de titânio é usado como um pigmento, filtro solar e um espessante. O dióxido de titânio é produzido em diferentes tamanhos de partícula, óleo e dispersável em água e com revestimentos variáveis ​​para a indústria cosmética.

O dióxido de titânio encontra-se em quase todos os filtros solares com um bloqueador físico devido a seu índice de refração elevado, sua forte capacidade de absorção de luz UV  e à sua resistência à descoloração sob luz ultravioleta. Os protetores solares projetados para crianças ou pessoas com pele sensível são geralmente baseados em dióxido de titânio e / ou óxido de zinco, uma vez que acredita-se que estes bloqueadores de UV minerais causem menor irritação da pele do que outros produtos químicos para a mesma finalidade.

As partículas de dióxido de titânio usadas ​​em filtros solares têm de ser revestidas com sílica ou alumina, porque criam radicais na reação fotocatalítica. O dióxido de titânio, particularmente sob a forma anatase, é um fotocatalisador sob luz ultravioleta (UV). O dióxido de titânio é, assim, adicionado a tintas, cimentos, janelas, telhas ou outros produtos para a sua esterilização, desodorização e anti-incrustantes e é utilizado como um catalisador de hidrólise.

As propriedades fotocatalíticas do dióxido de titânio foram descobertas por Akira Fujishima em 1967 e publicado em 1972. O processo na superfície do dióxido de titânio foi chamado de efeito Honda-Fujishima. O dióxido de titânio tem potencial para uso na produção de energia: como fotocatalisador, ele pode realizar a hidrólise, ou seja, quebrar a água em hidrogênio e oxigênio.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a suprimentos industriais:

O que é velcro industrial

O velcro® de força industrial é uma marca de prendedores feitos pela Velcro Industries. Essa versão do produto já conhecido da marca foi concebida para aplicações mais pesadas ...
Plástico resistente ao calor

Plástico resistente ao calor é um corpo de material composto de substâncias químicas sintéticas, usualmente polímeros, os quais criam uma variedade de propriedades físicas. Átomos ...
Tipos de pó inseticida

Pó inseticida é usado para matar vários tipos de insetos ao ar livre e dentro de ambientes. No interior de edifícios, o pó é aplicado ao longo das rachaduras perto ...
Para que são usados os inseticidas

Inseticidas são de uso comum na agricultura, bem como em plantas em jardins e espaços vivos, com o intuito de controlar a invasão de uma matriz aparentemente ...
Usos do naftaleno

O naftaleno, ou naftalina, é um produto químico utilizado para fazer inseticidas, lubrificantes, resinas, solventes muitos outros produtos de consumo comerciais. Este pó sólido branco é mais conhecido como naftalina ...
Usos da DMDM-hidantoina

Dimetilol dimetil-hidantoína (DMDM-hidantoína), é um ingrediente conservante comum encontrado em produtos cosméticos, na produção de materiais de construção e em artigos domésticos. O composto qu ...
Produção de formaldeído

Compostos orgânicos, simples ou complexo, podem ser produzidos de várias maneiras. Apenas os de melhor custo-benefício podem ser utilizados para a produção comercial. A produção ...

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google