Conceito de higiene industrial

Conceito de higiene industrialHigiene industrial, também conhecida como higiene do trabalho, define o estudo e aplicação de hábitos de segurança do trabalho. O campo é muito amplo, abrangendo desde questões físicas e biológicas até problemas emocionais entre os trabalhadores.

Existem vários métodos utilizados para avaliar a higiene industrial de uma empresa, mas as inspeções pessoais e amostragem são os mais comuns. O objetivo geral é criar um ambiente de trabalho seguro e estável que não sobrecarregue qualquer área do sistema.

O primeiro ponto importante neste assunto é o termo em si.

Nos Estados Unidos (EUA) e países influenciados pelo seu sistema industrial, a maioria das pessoas se refere a essas práticas como higiene industrial. Este campo se concentra fortemente na produção de matérias-primas, fábricas e unidades de produção. Em outras partes do mundo, estes procedimentos são chamados de higiene do trabalho e têm um foco muito mais amplo. No núcleo, os processos são os mesmos, mas os pontos de vista dos órgãos sociais divergem sobre prioridade.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Em ambos os casos, o foco principal do campo é a segurança no local de trabalho. Este é dividido em algumas sub-áreas. O bem-estar físico rege a segurança e conforto dos trabalhadores no exercício de suas tarefas. Os processos biológicos certificam-se de que o local de trabalho não é prejudicial, mantendo agentes destrutivos e doenças longe de trabalhadores. Por último, os cuidados psicológicos procuram evitar danos emocionais causados por bullying, assédio moral ou sexual.

A forma mais comum de avaliar a higiene industrial em um local de trabalho é através de observação direta. Com este método, um inspetor examina presencialmente o estado do ambiente e a condição das instalações. Através de um exame cuidadoso das pessoas e do meio em que elas realizam suas funções, o inspetor pode encontrar sinais de problemas antes que eles aconteçam. Depois disso, o inspetor fornece uma avaliação detalhada para a empresa mostrando os pontos bons e ruins da inspeção.

Algumas empresas terceirizam serviços de avaliação de higiene do trabalho

Algumas empresas terceirizam serviços de avaliação de higiene do trabalho

Além da observação, os inspetores têm diversas maneiras de avaliar um local de trabalho e os seus perigos. A maioria das inspeções envolve leituras com uma vasta gama de ferramentas de diagnóstico que se referem a vários fatores: desde gases nocivos até toxinas na água.

Muitas vezes, essas ferramentas são adaptadas para a área a ser verificada. Por exemplo, uma mina de carvão tem uma necessidade muito maior para uma verificação de gás explosivo do que um escritório corporativo.

A terceira técnica de investigação é a amostragem. Inspetores pegam pequenas amostras de ar, água e outras substâncias comuns encontradas no local de trabalho, que vão para um laboratório para avaliação. Os dados desses relatórios dizem muito à equipe de inspeção sobre o meio ambiente a longo prazo. Mesmo se os materiais prejudiciais forem removidos antes da inspeção, eles muitas vezes deixam vestígios remanescentes que aparecem nas amostras.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password