Aliando as vantagens operacionais do motor de anéis com as vantagens de manutenção do motor de gaiola, a WEG desenvolveu o motor de anéis com dispositivo eletromecânico que permite o levantamento das escovas logo após a partida do motor através do curto-circuito dos anéis coletores.

Esse procedimento evita o desgaste constante e prematuro das escovas e anéis coletores, reduz as paradas para manutenção dos anéis e troca de escovas, impede o acúmulo de pó de escovas, mantendo alto o nível de isolação do rotor e aumenta a vida útil das escovas, anéis coletores e, conseqüentemente, a do motor.

Após o procedimento de partida, o motor trabalha em condições nominais, com as características de um motor de gaiola. Estes motores são recomendados nos casos em que a carga possui alto torque ou alta inércia na partida, com número reduzido de partidas e cargas que não requeiram variação de velocidade.

As resistências externas são utilizadas apenas para partir o motor, proporcionando elevado torque com uma redução acentuada na corrente de partida.

O motor permite que a operação de curto-circuito dos anéis coletores e levantamento das escovas seja tanto motorizada, através do atuador eletromecânico, como também manual, com o acionamento do volante localizado na parte superior do atuador.

Autor(es): Divulgação WEG

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas