O que é tetrahidrofurano

O que é tetrahidrofuranoTetrahidrofurano, ou THF, é um solvente orgânico comum da mesma família do éter. Um líquido incolor, um pouco volátil à temperatura ambiente, é semelhante ao éter dietílico, usado como um anestésico, com um odor semelhante, mas o tetrahidrofurano não partilha das suas propriedades anestésicas.

Ele tem a fórmula química (CH2)4 O e é conhecido por vários outros nomes, a maioria dos quais caíram em desuso há algum tempo. É popular como um solvente, uma vez que é solúvel na maior parte dos componentes comuns como água, álcoois, ésteres e acetona. É quimicamente inativo e atua como um solvente forte em muitos materiais, particularmente orgânicos.

Tetrahidrofurano é amplamente utilizado na fabricação de muitos polímeros, bem como outros produtos, tais como certos adesivos e produtos farmacêuticos.

Por suas propriedades solventes, o THF é usado frequentemente na indústria farmacêutica

Por suas propriedades solventes, o THF é usado frequentemente na indústria farmacêutica

Esse primo do éter comum pode ser potencialmente perigoso e deve ser manuseado em condições rigorosamente controladas de segurança. Ele pode formar perigosos produtos químicos inflamáveis chamados peróxidos quando exposto ao ar, o que pode inflamar ou explodir facilmente.

Por esta razão, aditivos, tais como BHT, são misturados com tetrahidrofurano para estabilizá-lo, o que reduz a sua tendência para formar espontaneamente estes peróxidos perigosos. THF é também armazenado em contentores selados com puro gás azoto para evitar que ele reaja com o ar. É também altamente inflamável e pode desprender materiais tóxicos como subproduto da queima.

O principal uso do tetrahidrofurano é a produção de certos polímeros. THF é utilizado como um precursor para a formação de muitos polímeros complexos, como as suas propriedades de solvente permitem a mistura e a combinação de polímeros simples em solução. Quando misturado com ácidos, tetrahidrofurano em si pode ser polimerizado e os polímeros resultantes têm muitas utilizações, tais como a fabricação de uretanos e poliuretanos. Alguns destes materiais são muito comuns em produtos de uso diário, como determinados tecidos com propriedades elásticas.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

As fortes propriedades solventes fazem do tetrahidrofurano altamente adequado para muitos outros usos. É utilizado na fabricação de adesivos que são usados com o cloreto de polivinilo (PVC) e para melhorar certas qualidades de outros materiais, tais como celofanes e fitas magnéticas, embora este uso seja cada vez menos comum na idade digital, já que as fitas vêm sendo eliminadas em detrimento de outras formas de gravação e armazenamento.

O THF também é um componente-chave na produção de uma classe de revestimentos de proteção e é usado na produção e extração de muitos compostos orgânicos e organometálicos, incluindo alguns medicamentos.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password