MDF O MDF, ou Fibra de Média Densidade (Medium Density Fiberboard) , é um material usado na construção de móveis, que é geralmente considerado seguro, mas há alguns riscos para quem o manuseia. O MDF é feito a partir de fibras de madeira que são colados sob calor e pressão. Ele pode ser encontrado em armários, gesso e alto-falantes.

A grande preocupação quando se lida com MDF é com relação à resina usada para ligar as fibras. Ureia formaldeído é o ligante primário usado na fabricação de MDF. O formaldeído irá vazar a partir da superfície para o núcleo da placa, se não for corretamente selado. Alguns produtos em MDF utilizam colas ainda mais fortes, como fenol-formaldeído.

A inalação de formaldeído pode causar irritação dos pulmões, olhos, pele, nariz e mucosas. Asma, dermatite e rinite têm sido relacionadas à exposição ao formaldeído. A Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC), que é uma parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), encontrou provas suficientes que liga o formaldeído a alguns tipos de cânceres. A partir de 2006 mais pesquisas precisavam ser feitas e a IARC mantinha a classificação do formaldeído como carcinogênico do Grupo 2A ou simplesmente, "provavelmente cancerígeno para os seres humanos."

Móvel feito em MDF.

Móvel feito em MDF.

A maioria destes perigos está associada ao pó em razão do corte do material e do manuseio dele. O uso doméstico do MDF começou apenas no início dos anos 80, e é um produto relativamente novo. É vital seguir algumas precauções básicas de segurança. É importante que toda a poeira seja aspirada ou removida. Nunca trabalhe com MDF sem máscara e óculos de proteção. A poeira é muito fina e pode encontrar o seu caminho em fendas, que podem causar problemas depois que o projeto estiver concluído.

O projeto final pode apresentar vazamento de formaldeído, por isso a vedação é vital para a segurança de longo prazo do projeto. Selantes de madeira e óleos de acabamento ajudam, mas não são tão eficazes na vedação da superfície. A pintura é uma boa opção para projetos de MDF. É também importante que os pregos ou parafusos sejam utilizados com precaução, de modo que a madeira não seja dividida, causando vazamento.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

MDF é uma boa escolha para uma ampla gama de projetos. Ele não se deforma como as pranchas de madeira, mas oferece a flexibilidade de usar juntas de madeira tradicionais. Utilizado corretamente, tem o potencial para ser um material seguro.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho