resina de uréia formaldeídoResina de uréia formaldeído é uma resina termoendurecível opaca produzida por aquecimento da uréia e de formaldeído numa solução de amoníaco ou piridina. A resina é largamente utilizada como um material de moldagem e de componente de adesivos e revestimentos de proteção. A indústria de painel de fibras é um grande consumidor deste suprimento, onde é usado como um agente de ligação. Apesar de seus muitos atributos positivos, a resina tem uma desvantagem na sua libertação de gás de formaldeído sob certas condições. Este produto está disponível como líquidos viscosos ou como pós secos e aplicados por pulverização, que exigem a adição de água antes de usar.

Os tipos de resinas de formaldeído são extremamente duros e resistentes a polímeros que se prestam idealmente a uma série de aplicações domésticas e industriais. Resina de uréia de formaldeído possui excelente resistência à tração, flexibilidade e a resistência de distorção ao calor, e quando curada, ela forma um acabamento muito resistente. Estas características têm feito do polímero um aditivo útil para uma vasta gama de produtos, tais como revestimentos de madeira, adesivos e agentes de ligação.

Quando adicionada a produtos adesivos, tais como cola de madeira, a resina forma uma liga, que ultrapassa a força da madeira. As indústrias de carpintaria e marcenaria aproveitam muitos produtos de resina à base de uréia formaldeído, devido à sua força e resistência. Vernizes com base na resina são utilizados como revestimentos finais que oferecem altos níveis de calor, derramamento e resistência a riscos. Sua força extrema torna também um adesivo ideal para folheados e madeira compensada.

Pó de resina de uréia de formaldeído

                                                        Pó de resina de uréia de formaldeído

A indústria de madeira prensada faz amplo uso da resina como um ligante para o seu meio e produtos de MDF. A resistência à tração da resina empresta aos produtos de papelão excelentes características estruturais. Estes produtos são encontrados em muitos prédios residenciais e comerciais na forma de revestimento de paredes, piso laminado, mobiliário e acabamentos. Compósitos e acabamentos com base na resina de ureia-formaldeído são também altamente resistentes a ataques químicos e bacterianos, o que os tornam ideais para o uso nas cozinhas e banheiros.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Uma das poucas desvantagens da utilização da resina tem a ver com os potenciais riscos sanitários envolvidos com a exposição aos vapores de formaldeído libertados durante a cura e a decomposição da resina. Isto é particularmente verdadeiro para os produtos mais antigos de espuma, tais como folhas de isolamento. A aplicação, a mistura e, em particular, a cura da resina devem sempre ser realizadas em áreas bem ventiladas para reduzir a exposição ao gás.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais