O que é custo de oportunidade

custo de oportunidadeCusto de oportunidade tem a ver com os custos que uma empresa deve arcar para produzir bens ou serviços nos termos do que poderia ter sido ganho por utilizar esses mesmos recursos para produzir bens ou serviços diferentes. Essencialmente, custo de oportunidade é tudo sobre a comparação de uma opção de produção em detrimento de outra opção de produção. Isto envolve a determinação do valor recebido a partir da opção de produção versus o que poderia ser obtido por escolher uma opção diferente de produção, usando as mesmas matérias-primas.

Os custos de oportunidade podem ser compreendidos ao considerar vários produtos que podem ser feitos com os mesmos materiais básicos. Por exemplo, o milho é um alimento comum em termos de mercadoria. Este vegetal pode ser processado e vendido em latas, ou preparado com um processo ligeiramente diferente e vendido em embalagens de congelados. Alternativamente, o milho pode ser transformado em farinha e embalado em sacos lacrados. O vendedor iria querer investigar os méritos relativos de produção de cada tipo de produto a partir da mesma mercadoria, e comparar o custo envolvido com a escolha de uma linha de produção, ou oportunidade, sobre os outros dois.

Custo de oportunidade orienta o uso eficiente de materiais.

Custo de oportunidade orienta o uso eficiente de materiais.

No cálculo do custo verdadeiro de oportunidade, é importante observar diversos aspectos da economia . Em primeiro lugar, há o custo de produção envolvido com cada opção de produção. Em segundo lugar, há a questão dos custos de armazenagem, enquanto os produtos acabados aguardam venda. Por último, existe a escassez das matérias-primas e qual a disponibilidade de impacto tem sobre o custo final e real para os materiais. Embora outros fatores também se apliquem, qualquer economista irá incluir esses três fatores para avaliar a saída precipitada, escolhendo um tipo de produção em detrimento de outro.
—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
O termo custo de oportunidade pode se aplicar a muitas situações diferentes. Os materiais envolvidos podem incluir terra, trabalho, capital de giro, ou qualquer tipo de produto alimentar, incluindo carne ou peixe. Geralmente, a ideia por trás do cálculo do custo de oportunidade é fornecer orientações para o uso mais eficiente dos materiais, de modo que a maior quantidade de lucro é retornada a partir do empreendimento.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password