nanotecnologia e nanociênciaO prefixo “nano” vem do grego “nanos”, que significa anão. Um único nanômetro é equivalente a um bilionésimo de um metro. Os termos nanotecnologia e nanociência estão intimamente associados e são por vezes confundidos. Nanociência refere-se especificamente ao estudo de objetos que são muito pequenos e estão na gama de 10 a centenas de nanômetros. A nanotecnologia, por outro lado, é a manipulação real, aplicação e uso de objetos de tamanho nanométrico, e importa para produzir fenômenos diferentes, ou para tecnologias e aplicações específicas.

A nanoescala refere-se a qualquer item com tamanho de partícula, que é estudado ou usado em nanotecnologia e nanociência. A olho nu não se pode ver os itens em nanoescala, por isso a tecnologia especializada é usada para estudar esses objetos minúsculos. É muito difícil para a maioria das pessoas entender o quão pequeno um nanômetro é. Para referência, uma folha de papel padrão tem uma espessura de cerca de 100.000 nanômetros, que representa 0039 polegadas (.009906 cm).

Quando algo é reduzido para nanoescala, a sua cor, bem como as propriedades específicas, tem normalmente um tamanho maior, sendo frequentemente alteradas. Nanotecnologia e nanociência são campos interdisciplinares que combinam física, química e biologia.

Nanociência e nanotecnologia têm sido responsáveis por grandes avanços na ciência.

                                          Nanociência e nanotecnologia têm sido responsáveis por grandes avanços na ciência.

Universidades, empresas e governos muitas vezes estudam a nanotecnologia e a nanociência, porque pensa-se que as aplicações que podem resultar do estudo em nanoescala podem alterar cada aspecto da vida. Os seres humanos têm inadvertidamente usado a nanotecnologia e a nanociência por centenas de anos. A criação de espadas de aço, por exemplo, pode ser um exemplo de nanotecnologia aplicada. O aço é uma mistura de vários metais que são alterados através de em nível atômico através da fundição.

Acredita-se que, explorando a nanociência, os resultados podem ser aplicados em nanotecnologia para fazer materiais que são mais fortes, mais duráveis e leves. Estes novos materiais são capazes de produzir menos lixo e usar menos energia. Revestimentos podem ser aplicados a superfícies de materiais a fim de aumentar sua resistente à corrosão.
-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Os avanços na nanotecnologia e nanociência poderiam produzir métodos mais eficazes de distribuição de drogas com menos efeitos colaterais, métodos para purificar o ar e os procedimentos que podem reparar tecidos danificados.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação