Fundição de chumbo O processo de fundição de chumbo utiliza reações de calor e produtos químicos compostos para liberar o chumbo dos minérios. A galena mineral - sulfureto de chumbo (PbS) - é um dos minérios primários utilizados no processo de fundição. Primeiro, o chumbo é oxidado, libertando-o do enxofre e ligando-o ao oxigênio, formando o óxido de chumbo (PbO). Em seguida, o oxigênio é retirado do chumbo em uma temperatura elevada. Isto é feito na presença de carbono de modo a que o oxigênio se combine com o carbono, deixando o chumbo derretido puro como o produto final.

Evidências arqueológicas da fundição de chumbo remontam há mais de 8.000 anos. A primeira fundição conhecida ocorreu no que hoje é a moderna Turquia. Tubos de chumbo foram descobertos em sítios arqueológicos na Mesopotâmia, Pérsia e Egito Antigo. Lareiras primitivas e fornos de fundição foram usados para extrair chumbo de galena e foram desenvolvidos em muitas áreas do mundo onde o minério foi encontrado.

O método mais antigo de fundição foi feito usando cargas de minério de chumbo e carvão em lareiras e fornos ao ar livre. Minérios de alto grau, tais como a galena, tiveram de ser utilizados para recuperar quantidades suficientes de chumbo. O chumbo puro fundido fluiu a partir da fundição, formando placas de matéria-prima para uso posterior. Este processo foi utilizado por milhares de anos e foi possível devido às temperaturas relativamente baixas necessárias para o procedimento. Usinas de fundição primitivas ainda são uma fonte de poluição, como não foram feitos esforços para proteger o solo da contaminação.

Usina de fundição de chumbo.

Usina de fundição de chumbo.

Métodos de fundição modernos usam um ambiente controlado para maximizar a recuperação do metal e minimizar a poluição. Todo o processo é feito usando fornos de explosão e fornos rotativos, ou uma combinação de ambos os tipos. Os minérios de chumbo são misturados com coque, calcário, e outros materiais reduzidos no forno. O chumbo derretido pesado cai no fundo do forno, enquanto que outras substâncias formam camadas mais leves acima do eletrodo. Grande parte da poluição e dos resíduos é controlada, pois muitos dos subprodutos da fundição de chumbo são capturados para posterior recuperação e utilização.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A recuperação do chumbo a partir de produtos reciclados é feita usando fundição secundária. Canos velhos, baterias e outros materiais que contenham o metal são usados em lugar dos minérios de chumbo. O processo de recuperação a partir de materiais reciclados é semelhante ao levar a fundição a partir de minério. Calor e carbono contendo compostos tais como coque ou carvão são utilizados na redução de óxidos de chumbo. Resíduos de enxofre e outros são capturados utilizando cal, carbonato de sódio ou de matérias semelhantes.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica