Processo de revestimento por centrifugaçãoRevestimento por centrifugação é um processo usado para aplicar uma camada de filme em um material de base. Este processo baseia-se um botão rotativo da máquina, ou revestidor de rotação, que pode ser encontrado em laboratórios e configurações industriais.

Revestimento por centrifugação desempenha um papel importante no campo da microfabricação, que envolve a construção de materiais infinitamente pequenos ou muito finos. Estas máquinas de fiação permitem que os utilizadores criem revestimentos finos que são difíceis de recriar através de outros processos.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


O processo de revestimento por centrifugação começa quando os trabalhadores aplicar uma quantidade medida de resina para o centro de um material de base. Este material de base é então colocado no revestidor de rotação e a tampa da máquina fica fechada para proteção. Quando a máquina é ligada, ela roda o material de base, de modo que a resina se espalha em toda a superfície. À medida que aumenta a velocidade de rotação, o excesso de resina gira fora das bordas da base e para dentro dos recessos da máquina. A base revestida pode, então, ser removida da fiandeira e colocada em um forno de secagem até que o filme endureça completamente.

O encapamento com filmes finos beneficia uma variedade de indústrias. É usado para produzir filmes, microchips e dispositivos eletrônicos. Revestimento por centrifugação pode também ser usado para produzir microcircuitos, fazer CDs ou aplicar tintas e outros revestimentos. Cientistas e pesquisadores também contam com revestimento de rotação na realização de experimentos médicos e científicos em um laboratório.

CDs são alguns dos produtos fabricados pelo revestimento por rotação

CDs são alguns dos produtos fabricados pelo revestimento por rotação

As resinas utilizadas em um processo de revestimento de centrifugação podem variar dependendo da aplicação e da indústria. Muitos utilizadores dependem de uma resina de ciclo-hexanona para o revestimento de finalidade geral, embora este material possa não ser adequado para todas as aplicações. Os materiais de base utilizados no presente processo também variam e podem incluir poliestireno ou outros polímeros misturas.

Embora o revestimento por centrifugação soe relativamente simples na teoria, até mesmo pequenas mudanças no procedimento ou materiais podem ter um tremendo impacto sobre o processo. Por exemplo, uma alteração na viscosidade da resina ou uma maior razão de sólido para líquido pode levar à cobertura inadequada durante a fiação. A velocidade de rotação errada pode fazer com que o filme se espalhe com textura mais fina ou fique mais espesso do que o pretendido. Qualidade do filme pode também ser afetada pela temperatura e taxa de evaporação no interior da sala.

Equipamentos de revestimento de rotação têm diferentes tamanhos, seja para uso em unidades de mesa pequenas a grandes máquinas automáticas. Unidades menores geralmente oferecem menor nível de precisão em termos de espessura e consistência. Os modelos maiores podem ser totalmente automatizados para garantir que todos os elementos de revestimento permaneçam constantes, resultando em uma maior precisão e resultados mais confiáveis.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial