fornos de fundiçãoFornos de fundição são usados para transformar minérios e outros materiais em ferro, bem como outros metais não ferrosos. Fabricados em vários estilos diferentes e desenhos, com cada um destinado a um processo de fusão específico, os fornos de fundição diversos, tais como equipamentos de cúpula, indução e fornos elétricos são encontrados em uso em todo o mundo.

Também usados no processo de fundição com grande sucesso são os altos fornos. Enquanto o forno elétrico usa a eletricidade para criar o calor necessário com a finalidade de derreter o minério de ferro, coque e outras substâncias, o alto-forno utiliza ar forçado, muitas vezes, enriquecido com puro oxigênio, superaquecendo o material e reduzindo o tempo necessário para produzir ferro em fornos de fundição.

O forno de cúpula é talvez o mais antigo de todos os fornos de fundição. Ele usa um escudo cilíndrico de altura externa alinhada com barro, tijolos ou outros materiais para proteger o forno através da queima. Uma vez fundido, o líquido é vertido para fora do forno e colocado em moldes para produzir componentes de ferro. O calcário foi tipicamente introduzido na mistura de ferro fundido para trazer as impurezas para a superfície, de modo que pudessem ser facilmente retirados da superfície.

Exemplo de grande forno de fundição usado na indústria

Exemplo de grande forno de fundição usado na indústria

O forno de indução é um projeto avançado em termos de fornos de fundição e que usa a eletricidade sob a forma de corrente alternada (AC) para criar o calor necessário na fundição do minério. Grandes bobinas de cobre são colocadas no interior do forno de indução conforme a energia elétrica AC é passada através das bobinas. A fim de evitar a destruição das bobinas de cobre de aquecimento causada pelo sobreaquecimento, a água é passada através das bobinas para trazer a temperatura para baixo. Estes fornos de fundição são mais adequados para a fusão e criação de ferro e outros metais não-ferrosos.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Os fornos elétricos variam de os fornos de indução até os modelos de fusão, em que hastes de carbono são aquecidas usando eletricidade com o intuito de criar a temperatura ideal de fundição. As varetas de carbono são capazes de produzir uma temperatura mais elevada do que a eletricidade sozinha; juntamente com as varetas de carbono, as hastes de granito são também utilizadas para criar o calor desejado a fim de completar o processo de fundição.

Estes fornos de fundição são comumente encontrados em usinas siderúrgicas. O forno de soleira é vulgarmente utilizado para a fundição de pequenas quantidades de materiais. Os fornos de soleira tipicamente empregam elementos de gás natural ou sistemas elétricos de aquecimento para aquecer o forno, permitindo que o processo de fundição ocorra.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos