Diferença entre tubos e canosTubos e canos não são componentes iguais. A finalidade de um cano é o transporte de um fluido como água, óleo ou similar e sua propriedade mais importante é a capacidade ou o diâmetro interior.

A principal diferença entre o um tubo e um cano é a dimensão crítica usada para descrever o tamanho de cada um deles. Para canos, o diâmetro interno (DI) corresponde aproximadamente ao tamanho do cano nominal. Para os tubos, o diâmetro exterior (DE) corresponde aproximadamente ao tamanho do tubo.

Essa correspondência entre o diâmetro interno/externo e o tubo nominal ou tamanho do tubo ou cano não é exata. O diâmetro do tubo interno não é exatamente igual ao tamanho do tubo nominal, mas desvia-se do diâmetro nominal, dependendo da programação. Da mesma forma, o diâmetro do tubo exterior não é exatamente igual ao tamanho do tubo, dependendo da espessura da parede do tubo. A espessura da parede do tubo é definida pela “programação do cano” e espessura da parede do tubo é definida pela 'bitola Birmingham' para tubos.

Os três tipos de espessura mais comuns são 10, 40 e 80 ou extra pesada. O número 40, de longe, é a espessura mais comum.

Usos de canos e tubos são diferentes de acordo com sua espessura

                                       Usos de canos e tubos são diferentes de acordo com sua espessura

Além do método em que a dimensão crítica é usada para a definição de dimensões nominais, não há diferença entre tubos. Tubos podem ser feitos a partir da mesma gama de materiais e podem ser usados para os mesmos serviços. A diferença entre canos e tubos só entra em cena para definir as dimensões-padrão.

Uma vez que o diâmetro externo de um tamanho de tubo único nominal é mantido, o diâmetro constante dentro de um tubo vai depender da "programação "ou espessura do tubo. A programação e a espessura efetiva de um tubo variam com o tamanho do item.

O esquema de espessura da parede 40 não é uma dimensão definida para todos os tamanhos de tubos. Um "tubo 40” tem uma espessura de parede de 0,133 e tubulação de programação 40 tem uma espessura de parede de 0,154.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Geralmente, um cano está disponível em aço carbono em dois tipos de resistência buttweld e elétrica contínua soldada (ERW). Já a tubulação é oferecida em diversos tipos de materiais (como aço, ligas de aço (4130), alumínio, latão, cobre, inox, entre outros), espessuras, cores e tamanhos.

É comum identificar tubos em polegadas usando TMT (MTS, em inglês) ou "tamanho nominal da tubulação". O equivalente métrico é chamado DN ou "diâmetro nominal". As designações métricas em conformidade com Organização Internacional de Normalização de uso (ISO) e se aplicam a todas as canalizações, gás natural, óleo de aquecimento e encanamento diversos utilizados em edifícios.

As tolerâncias são mais flexíveis em tubulações em comparação com canos e, muitas vezes, tubos são mais caros para produzir.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais