O que é termistor

O que é termistorTermistor é uma palavra formada pela combinação de térmica com resistor. O termo refere-se a um dispositivo cuja resistência elétrica (ou capacidade de conduzir eletricidade) é controlada pela temperatura.

Termistores vêm em duas variedades: CTN, ou coeficiente térmico negativo, e CTP, coeficiente térmico positivo, às vezes chamados posisitors.

A resistência da termistores CTN diminui proporcionalmente com o aumento da temperatura. Eles são geralmente feitos a partir dos óxidos de metais, tais como manganês, cobalto, níquel e cobre . Os metais são oxidados por meio de uma reação química, moída a um pó fino, em seguida, comprimida e sujeitada a calor muito elevado. Alguns CTN são cristalizados a partir de material semicondutor, tais como silício e germânio.

Termistores controlam a temperatura por meio da resistência elétrica

Termistores controlam a temperatura por meio da resistência elétrica

Circuitos elétricos estão mais frios na inicialização do que depois de funcionar por um certo período de tempo. Termistores CTN são utilizados para tirar partido deste fato para proteger os circuitos do aumento no fluxo elétrico que acompanha a inicialização. Como a resistência do termistores varia gradualmente com a temperatura, também são utilizados como dispositivos de medição de temperatura.

Já os posistors têm cada vez mais resistência com o aumento da temperatura. Eles são geralmente feitos através da introdução de pequenas quantidades de material semicondutor numa cerâmica policristalina. Quando a temperatura atinge um ponto crítico, o material semicondutor forma uma barreira ao fluxo de eletricidade e a resistência sobe muito rapidamente. Ao contrário das mudanças graduais nos modelos CTN , os CTP agem mais como interruptores. A temperatura à qual ocorre pode ser variada através do ajuste da composição do termistor.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Outro tipo de termistor consiste de uma fatia de plástico com grãos de carbono embebidos na mesma. Quando o plástico está frio, os grãos de carbono estão suficientemente perto uns aos outros para formar um caminho condutor. Plástico se expande quando se aquece; a uma determinada temperatura, ele irá ter expandido suficiente para empurrar os grãos de carbono e quebrar o caminho condutor.

Este comportamento on-off de posistors é útil em situações onde o equipamento pode ser danificado por eventos facilmente definíveis. Por exemplo, eles podem ser usados para proteger os enrolamentos de transformadores e motores elétricos do calor excessivo.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password