isolador de bateriaUm isolador da bateria é um tipo de dispositivo elétrico que se divide em corrente contínua e só permite que a corrente flua em uma direção, a partir do próprio dispositivo a qualquer número de baterias que possa ser conectado a ele. É um dispositivo comum em veículos que possuem mais de uma bateria, como veículos de lazer (RVs), que podem usar uma bateria para o arranque do motor e dirigir atividades, mas outra bateria para aparelhos e outros dispositivos. O uso de um isolador de bateria permite que várias baterias sejam trocadas a partir de um alternador, mas mantém uma bateria de drenagem quando há pouca carga. Também tem a capacidade de carregamento de baterias totalmente de acordo com a necessidade de cada dispositivo.

Os veículos com mais de uma bateria ligada ao mesmo sistema elétrico podem se beneficiar grandemente a partir da adição de um isolador de bateria. Sem um tal dispositivo, quando uma bateria está fraca ou sem carga, não se pode aproveitar outras pilhas no sistema. Um isolador de bateria permite que as baterias sejam conectadas a um sistema, sem risco de drenagem umas das outras.

Tipos de isoladores de bateria

Tipos de isoladores de bateria

A bateria utilizada para iniciar o veículo é o mais importante, mesmo se não houver mais baterias que suportem outras funções. Se o veículo não pode ser iniciado, não é possível carregar qualquer uma das baterias, pois o alternador do veículo serve para carregá-lo e só opera enquanto o veículo estiver em execução. Qualquer veículo com um isolador instalado pode sempre carregar suas baterias outros desde que haja energia suficiente para ligar o veículo.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Outras vantagens para ter um isolador da bateria incluem a capacidade de usar qualquer uma das pilhas para dar partida no automóvel, se necessário. Alguns isoladores também são selecionáveis e permitem que as baterias possam correr no mesmo circuito para um impulso no início de energia, se desejar. Qualquer veículo que utiliza dispositivos ou sistemas que extraem uma quantidade significativa de energia pode se beneficiar de um componente assim. A principal desvantagem para a maioria dos tipos de isoladores é que a corrente do alternador é dividida entre as pilhas, por isso, quando ocorre carregamento mais do que uma bateria suporta, o tempo de carga pode aumentar.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica