Como funciona um disco de rupturaUm disco de ruptura, também conhecido como um diafragma de ruptura, é um dispositivo de alívio de pressão de não-selagem, sacrificial, utilizado para a proteção de um vaso de pressão de possíveis danos de condições de sobrepressão ou vácuo.

Um disco de ruptura é de um dispositivo de segurança sacrificial porque tem uma membrana de um tempo de uso, que falha ou  se rompe a uma pressão diferencial pré-determinada, positiva ou no vácuo. A membrana é geralmente feita de metal, mas praticamente qualquer material (ou diferentes materiais em camadas) podem ser usados para se adequar a uma aplicação em particular.

Os discos de ruptura fornecem uma resposta imediata (dentro de milissegundos) a um aumento ou diminuição na pressão do sistema. Mas, uma vez rompido, o disco de ruptura se não irá selar novamente.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


As principais vantagens do uso de discos de ruptura em relação ao uso de válvulas de alívio de pressão são o escape-tensão, nenhuma manutenção e custo baixo. Discos de ruptura são comumente usados nas indústrias petroquímica, química, farmacêutica, alimentícia e aplicações de campos petrolíferos.

Eles podem ser usados como dispositivos de proteção únicos ou principais. Eles podem também serem empregados como um dispositivo secundário, juntamente com um outro dispositivo de segurança, tal como uma válvula de alívio de pressão convencional. Os discos de ruptura são frequentemente usados em combinação com as válvulas, isolando-as do processo, poupando assim a manutenção da válvula e criando uma solução estanque de alívio de pressão.

Dispositivo de ruptura em forma de disco para alívio de pressão

Dispositivo de ruptura em forma de disco para alívio de pressão

Tamanhos de disco de ruptura varia, de menos de 1/4 polegadas a 3 polegadas ou mais, dependendo da aplicação em diferentes indústrias. Os discos de ruptura e os painéis de ventilação são construídos a partir de aço carbono, aço inoxidável, grafite e outros materiais, conforme exigido pelo uso específico de cada ambiente.

Discos de ruptura são amplamente aceitos em toda a indústria e especificados na maioria dos equipamentos sob pressão globais em códigos de projeto (ASME, PED, etc.).

O disco original foi desenvolvido em 1931 por BS & B Sistemas de Segurança. O disco tipo B foi vendido pela primeira vez no início de 1934 e tem sido utilizado em centenas de milhares de aplicações desde então. O lado pressurizado tem formato côncavo. Conforme a pressão aumenta, o disco sofre forças de tensão como os trechos de material ou protrai para fora.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais