Transistor de junção bipolarUm transistor de junção bipolar, abreviado BJT, é um tipo de transistor com três terminais que é feito de um material semicondutor adulterado. Seu objetivo principal é o uso em dispositivos elétricos para ampliar ou alterar os sinais elétricos. Para entender o transistor de junção bipolar, é melhor entender a função básica dos transistores e o que os termos "adulterado" e "semicondutores" significam.

Os transistores simplesmente tomam um sinal elétrico que passa por eles e que podem ampliá-lo ou alterá-lo. A corrente elétrica entra no transistor e sai mais forte, assim amplificado, quando sai. Transistores são uma das unidades básicas que compõem todos os dispositivos elétricos e ajudam a controlar e manipular as correntes elétricas que passam por eles. Um transistor de junção bipolar é simplesmente um tipo específico de transistor usado para enviar correntes em duas direções diferentes.

Em eletrônica, os termos "adulterado" e "semicondutores" referem-se às qualidades específicas dos transistores. “Adulterado” significa que o material do transistor é feito ligeiramente modificado para, propositadamente, ter imperfeições. Essa manipulação do material altera um pouco da carga que normalmente carrega. Um material semicondutor refere-se a qualquer tipo de material que pode conduzir uma corrente elétrica, mas não tão fortemente como um condutor de verdade. Os semicondutores são mais comumente usados em dispositivos eletrônicos.

Tipo de transistor bipolar

Tipo de transistor bipolar

A palavra “bipolar”, no caso do transistor bipolar de junção, descreve como o transistor utiliza ambos os elétrons e os furos para a função. Quando uma carga elétrica entra no transistor, ela se espalha através de duas áreas com cargas diferentes. Uma seção do transistor de junção bipolar é polarizado diretamente e a outra metade é polarizada inversamente.

A seção dianteira polarizada do transistor é formada por ligação de um tipo de semicondutor conhecido como um semicondutor do tipo P a um terminal positivo de uma bateria, e um outro ligando um semicondutor, conhecido como um semicondutor do tipo N ao terminal negativo da bateria. Para criar a seção polarização reversa do transistor, o processo é simplesmente invertido de modo que o semicondutor do tipo P liga-se ao terminal negativo e o semicondutor do tipo N liga-se ao terminal positivo. Estas ligações diferentes criam as duas seções opostas dentro do transistor.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Duas funções comuns aos transistores bipolares de junção são a detecção de temperatura e exercício de funções matemáticas para resolver logaritmos e anti-logaritmos. A capacidade do transistor bipolar de junção para transportar duas correntes diferentes permite que a flexibilidade possa resolver estes tipos de problemas de matemática. Essa propriedade também permite detectar mudanças na temperatura, comparando duas tensões e calculando a diferença.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica