O que faz um gerente de Lean ManufacturingA carreira como gerente de lean manufacturing é perfeita para pessoas que são criativas e pensam fora da caixa. Esta profissão gira em torno, principalmente, de alterar os hábitos de trabalho e operações gerais de uma indústria para fazê-la funcionar de forma mais eficiente.

Alguns deveres típicos de um gerente de manufatura enxuta incluem a observação do dia-a-dia das operações, identificação de áreas problemáticas, brainstorming de ideias de melhorias, reuniões com supervisores e implementação das mudanças apropriadas.

Antes de um gerente de lean manufacturing poder melhorar uma empresa, ele deve primeiro passar algum tempo observando o cotidiano das operações. Geralmente, ele vai andar pelas instalações várias vezes para ter uma ideia de como as coisas são executadas. Ele pode falar com os chefes de departamentos, bem como com os trabalhadores, para determinar quais áreas são ineficientes e precisam ser melhoradas.

Gerente de lean manufacturing melhora sistema de produção em indústrias

                               Gerente de lean manufacturing melhora sistema de produção em indústrias

Além disso, ele inspeciona o layout de equipamentos, suprimentos industriais e máquinas para ver como as coisas são organizadas. Entender esses aspectos de uma empresa de fabricação é o primeiro passo crítico na implementação de mudanças positivas.

Conforme ele aprende sobre as operações da indústria, o profissional vai identificar as áreas problemáticas. Por exemplo, se os suprimentos de uma empresa são desordenados e desorganizados, isso pode inibir a produtividade dos trabalhadores. Ao observar os potenciais problemas, o gerente de manufatura enxuta pode fazer anotações ou tirar fotos para rever mais tarde. Nesta fase, ele está simplesmente tentando descobrir o que está causando a falta de eficiência.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Um brainstorming de ideias de melhoria são, tipicamente, o próximo passo neste processo. É nesse ponto em que ele vai experimentar várias possibilidades para melhorar o funcionamento global de uma empresa. Isso poderia envolver a organização do estoque, remoção de lixo ou alteração de hábitos e horários de trabalho. Uma vez que cada empresa é diferente e tem problemas específicos, o gerente deve se adaptar à empresa particular em que está trabalhando no momento.

Uma vez desenvolvidas algumas idéias de melhorias realistas, ele normalmente irá realizar uma reunião com os supervisores da empresa. Neste momento, ele vai discutir as suas ideias e receber sugestões de todos. Depois que ele tem aprovação do grupo, tomará as medidas necessárias para tornar sua visão uma realidade.

Implementar as mudanças apropriadas é, talvez, o aspecto mais importante de ser um gerente de produção lean. Como parte dessa etapa, ele pode executar ações como a reorganização do estoque de suprimentos, mudança da posição de equipamentos ou alteração das rotinas de trabalho. Em muitos casos, um gerente de lean manufacturing também irá realizar algumas oficinas para os empregados para que todos estejam unidos e trabalhando juntos pelos mesmos objetivos. Para fazer com que as melhorias sejam bem-sucedidas, ele deve ser capaz de ver os efeitos a longo prazo e ter excelentes habilidades de comunicação.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial